Notícias

5
Ago

VALORIZAÇÃO DO INTERIOR – PROGRAMA +SUPERIOR 2020-2021

Foi publicado no Diário da República o Regulamento do Programa +Superior para o ano letivo 2020-2021, através do Despacho n.º 7647/2020, de 7 de julho.

O Programa +Superior visa incentivar e apoiar a frequência do ensino superior em regiões do país com menor procura e menor pressão demográfica por estudantes economicamente carenciados que residem habitualmente noutras regiões, contribuindo para a coesão territorial através da fixação de jovens e para a prossecução das metas do Portugal 2020 relativamente ao número de jovens com formação superior.

Fixa-se este ano em 2230 o número de novas bolsas disponíveis, mais do que duplicando o número de novas bolsas disponíveis em 2014 -2015, ano letivo em que o programa foi lançado.

A bolsa de mobilidade tem o valor anual de 1700 euros, podendo ser majorada em 15% no caso dos estudantes que ingressaram em cursos técnicos superiores profissionais ou através do concurso especial para os titulares das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos.

A solicitação de novas bolsas no ano letivo de 2020 -2021 deve ser efetuada até ao dia 15 de novembro de 2020 na plataforma BeOn da Direção-Geral do Ensino Superior. A decisão final sobre a atribuição das bolsas de mobilidade é proferida no prazo de 40 dias úteis a contar dessa data.

 Os estudantes a quem haja sido atribuída ou renovada bolsa +Superior nos anos letivos de 2014 -2015 a 2019 -2020 beneficiam da renovação da bolsa no ano letivo de 2020 -2021, desde que satisfaçam determinadas condições fixadas no Despacho em anexo, sem necessidade de requerimento dos interessados, mediante despacho do Diretor-Geral do Ensino Superior, verificadas as respetivas condições de elegibilidade.

 As Instituições abrangidas pelo Programa +Superior constam do anexo I do Despacho.

O Programa +Superior contribui para a implementação do plano ambicioso que o Governo desenvolveu para os territórios do Interior – o Programa de Valorização do Interior, revisto recentemente, através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 18/2020, de 27 de março, em particular no seu Eixo 1: Valorizar os Recursos Endógenos e a Capacidade Empresarial do Interior – Programa +CO3SO Conhecimento, que conta com uma medida orientada para a fixação de jovens estudantes no interior do país.

O desenvolvimento sustentado do Interior é um desígnio nacional com o qual o Governo está absolutamente comprometido e para o qual Sua Excelência a Secretária de Estado da Valorização do Interior continuará a empreender um esforço contínuo e progressivo.

15
Jul

+CO3SO EMPREGO – INTERIOR – AVISO N.º-40-2020-30

CONCURSO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURA

SISTEMA DE APOIOS AO EMPREGO E AO EMPREENDEDORISMO

+CO3SO EMPREGO – INTERIOR AVISO N.º -40-2020-30

GRUPO DE AÇÃO LOCAL ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO DO ALTO TÂMEGA (ADRAT)

 

Aviso: norte-40-2020-30 (3)

 

Documentação de Apoio:

Anexo A_Enquadramento na EDL_GAL_ADRAT

Anexo B_Referencial de Mérito_GAL_ADRAT

Anexo C_Documentos apresentar candidatura_GAL_ADRAT

Anexo D_Território de intervenção_GAL_ADRAT

Anexo E_Memória Descritiva_GAL_ADRAT

Anexo F_Ficha Verificação do Cumprimento da Legislação Ambiental_GAL_ADRAT

Anexo G_Declaração da Integracao da Perspetiva da Igualdade Oportunidades_GAL_ADRAT

Anexo H_Declaração Complementar_GAL_ADRAT

 

Guião de candidatura: V2.0_Guião_de Candidatura +CO3SO

 

15
Jul

+CO3SO EMPREGO – EMPREENDEDORISMO SOCIAL – AVISO N.º- 40-2020-29

CONCURSO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS SISTEMA DE APOIOS AO EMPREGO E AO EMPREENDEDORISMO

+CO3SO EMPREGO – EMPREENDEDORISMO SOCIAL AVISO N.º -40-2020-29

GRUPO DE AÇÃO LOCAL ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO DO ALTO TÂMEGA (ADRAT)

 

Avisonorte-40-2020-29

 

Documentação de Apoio:

Anexo A_Enquadramento na EDL_GAL_ADRAT

Anexo B_Referencial de mérito_GAL_ADRAT

Anexo C_Documentos apresentar candidatura_GAL_ADRAT

Anexo D_Território de intervenção_GAL_ADRAT

Anexo E_Memória Descritiva_GAL_ADRAT

Anexo F_Ficha Verificação do Cumprimento da Legislação Ambiental_GAL_ADRAT

Anexo G_Declaração da Integração da Perspetiva da Igualdade Oportunidades_GAL_ADRAT

Anexo H_Declaração Complementar_GAL_ADRAT

 

Guião de candidatura: V2.0_Guião_de Candidatura +CO3SO

13
Jul

Apresentação do Programa +CO3SO Emprego

Apresentação do Programa +CO3SO Emprego – Sistema de Apoios ao Emprego e Empreendedorismo

Sessão de apresentação do programa +CO3SO Emprego, o novo sistema de apoios ao emprego e ao empreendedorismo, organizada pela Federação Minha Terra e o Ministério da Coesão Territorial, com o apoio da ADRIMINHO e do Município de Melgaço.
A sessão será quarta-feira, dia 15 de julho de 2020, às 16:00 – 17:15 e contará com a intervenção das Ministras da Coesão Territorial e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
O evento poderá ser acompanhado em direto através das redes sociais da Federação Minha Terra, do Governo e do Município de Melgaço.

http://facebook.com/MinhaTerra.FMT/

 

22
Jun

Reunião de trabalho SIPAM do Barroso

No passado dia 15 de junho reuniram, na ADRAT, os representantes dos Município de Boticas e Montalegre no sentido de fazer o ponto de situação do plano de ação do sítio SIPAM do Barroso. Para além das atividades presentes no plano de ação, analisaram-se os projetos desenvolvidos no âmbito do tema do SIPAM, que são: VALSIPAM (candidatura ao programa SUDOE, ainda em fase de submissão); PDR2020 (Observatórios do Território GIAHS e Valorização do Património Paisagístico do Barroso – Território GIAHS); PROVERE (Centro Interpretativo SIPAM do Barroso).

 

 

2
Jun

PDR2020 – Projetos Submetidos – Medida 10.2.1.1.

A ADRAT encerrou na passada sexta feira (29/05/2020) o anuncio N.º 004/ADRAT/10211/2020

PEQUENOS INVESTIMENTOS NA EXPLORAÇÃO AGRÍCOLA com 82 candidaturas e com um investimento total  superior a 2.700.000,00€.

2
Jun

Projeto HortAlegre

HortAlegre é um projeto desenvolvido por um grupo de jovens agricultores na região do Barroso em Montalegre. Trata-se de produção e distribuição de produtos agrícolas Biológicos (vegetais, frutas, cogumelos, ervas aromáticas e produtos transformados) por toda a região do Porto e arredores. Todas as segundas-feiras, estão presentes no mercado orgânico do restaurante “O Charme Acontece”, localizado na Foz, na cidade do Porto, onde abrem ao público entre as 9:00h e as 15:00h. No mesmo dia, fazem a distribuição de cabazes biológicos porta-a-porta pela cidade do Porto e arredores.

1
Jun

Projeto KEEP ON – INTERREG EUROPA

O INTERREG EUROPA mencionou recentemente o Projeto KEEP ON numa publicação nas redes sociais, na qual refere que devido ao COVID19, por toda a Europa, a cultura e as artes estão a passar por dificuldades financeiras, e o INTERREG EUROPA sempre demonstrou preocupação nesta matéria. Em 2018 tomou a decisão de aprovar o Projeto KEEP ON que conta com uma parceira de 7 países europeus, e tem como principal objetivo de melhorar as políticas no setor do património cultural, permitindo que os projetos com financiamento público obtenham resultados sustentáveis e com impacto duradouro e sustentável no desenvolvimento regional.

 

https://www.facebook.com/1608089446177590/posts/2632209933765531/?d=n

 

 

 

29
Mai

Trilhos pedestres – Município de Chaves

O Município de Chaves encontra-se a implementar e homologar novos trilhos pedestres no âmbito de um projeto aprovado pela ADRAT, enquanto GAL – Grupo de Ação Local, cofinanciado a 50% pelo Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR2020) – MEDIDA 10.2.1.6 – Renovação de aldeias.

O projeto “Trilhos de visitação do património natural e cultural do concelho de Chaves” visa a construção de seis trilhos novos: Vidago – Arcossó, Seara Velha – Castelões, Vilarelho da Raia, Castelo de Monforte, Quinta do Rebentão e Moinhos de São Lourenço. Os trabalhos envolvem a implementação de sinalética, colocação de estruturas de apoio e limpeza dos percursos e permitem aos visitantes a oportunidade de percorrer os trilhos e visitar o património cultural e natural, potenciando o turismo de natureza da região.

22
Mai

Marketplace do Alto Tâmega

A ADRAT apresenta o Marketplace e os produtos do Alto Tâmega à comitiva que se encontra a realizar uma visita à Rede de Taberna do Alto Tâmega, no sentido de promover a rede e o conceito das Tabernas. Participam nesta comitiva o chef de cozinha austríaco Hans Neuner, do Restaurante Ocean Vita – Parc Resort & SPA, em Porches, Armação de Pêra, com duas estrelas Michelin, acompanhado dos chefs Márcio Baltazar, Catarina Nascimento e Vítor Adão.