Notícias

8
Ago

Alerta: Beneficiários PDR2020

Atendendo ao momento problemático resultante dos incêndios verificados nos vários concelhos da Região do Alto Tâmega, alertam-se os beneficiários de projetos, em curso ou já concluídos, com apoio da Medida 10 LEADER do GAL ADRAT, que tenham tido a sua exploração agrícola atingida total ou parcialmente, da necessidade de contactarem o GAL ADRAT, de forma a poder ser efetuada uma verificação física ao local, para avaliação da situação.”

8
Ago

AVISO N.º 006/ADRAT/10212/2022 – PEQUENOS INVESTIMENTOS NA TRANSFORMAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS

ANÚNCIO DE ABERTURA DE PERÍODO DE APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS N.º 006/ADRAT/10212/2022

PEQUENOS INVESTIMENTOS NA TRANSFORMAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS

(Portaria n.º 152/2016, de 25 de maio, alterada e republicada pela Portaria n.º 187/2021, de 7 de setembro)

A submissão de candidaturas é efetuada entre 8 de agosto (09:00:00) e 16 de setembro (15:59:59) de 2022 ao abrigo do disposto na Portaria n.º 152/2016, de 25 de maio, na sua redação atual, que estabelece o regime de aplicação da Ação n.º 10.2. do PDR 2020, na tipologia referida na alínea b) do seu art.º 2.º.

 

Aviso: Concurso nº006-10212-2022 ADRAT

Memória descritiva: memoria_descritiva_10212 ADRAT

Portaria: Portaria n.º 187_2021 de 7 de setembro de 2021

 

Documentos de interesse:

Estratégia de Desenvolvimento Local do Alto Tâmega

OTE_26_10.2.1.2_alteração_29112021

Norma de Análise 10.2.1.2

9
Ago

14 – 20 agosto | Congresso Internacional de Horticultura 2022

De 14 a 20 de agosto de 2022, a cidade de Angers, em França, recebe a 31.ª edição do Congresso Internacional de Horticultura (IHC). Este evento de âmbito mundial decorre a cada quatro anos, é organizado pela Sociedade Internacional de Ciências Hortícolas (ISHS) e, em 2022, irá decorrer em formato híbrido: online e presencial.

Para mais informações sobre o evento: https://www.ihc2022.org/

8
Ago

28 agosto – 1 setembro | Semana Mundial da Água 2022

A Semana Mundial da Água 2022 realiza-se de 28 de agosto a 1 de setembro online e em Estocolmo, na Suécia. A edição de 2022 desta iniciativa global, oferece oportunidades de ligação ao mundo inteiro, tendo como objetivos enfrentar os desafios mais urgentes sob o tema: Vendo o invisível: O valor da água.

Para mais informações sobre o evento: https://www.worldwaterweek.org/

5
Ago

Apoio para agricultores afetados por incêndios rurais

O Ministério da Agricultura e da Alimentação assegura a disponibilização de um apoio extraordinário, com uma dotação inicial de 500 mil euros, para apoiar os agricultores na aquisição de alimentação animal, nos territórios afetados pela destruição causada pelos fogos rurais, que estão a atingir o País. O pagamento do apoio aos agricultores será feito com base nos levantamentos dos prejuízos realizados pelas respetivas Direções Regionais de Agricultura e Pescas e mediante preenchimento de formulário que será disponibilizado no sítio eletrónico do IFAP.

Mais informações em: https://www.portugal.gov.pt/pt/gc23/comunicacao/comunicado?i=apoio-para-agricultores-afetados-por-incendios-rurais

3
Ago

Região Hidrográfica do Cávado | Participação Pública

A participação ativa de todas as partes interessadas na elaboração, revisão e atualização dos Planos de Gestão de Região Hidrográfica (PGRH) é um ponto-chave para a Diretiva Quadro da Água e para a Lei da Água enquanto motor para o sucesso da prossecução dos seus objetivos. Nesse sentido, a Agência Portuguesa do Ambiente, através do seu departamento descentralizado Administração da Região Hidrográfica do Norte (APA/ARH do Norte), promove até 30 de setembro o processo de participação pública da versão provisória dos PGRH da Região Hidrográfica do Minho e Lima (RH1), da Região Hidrográfica do Cávado, Ave e Leça (RH2) e da Região Hidrográfica do Douro (RH3).

Para mais informações: https://www.cm-montalegre.pt/pages/823?news_id=5214

2
Ago

Promover a Integração através da Equidade em Saúde

No âmbito do Projeto – “Promover a Integração através da Equidade em Saúde – Fase 2”, a DGS – Direção-Geral da Saúde, divulga um conjunto de folhetos na área da Migração e Saúde. Tratam-se de cinco folhetos diferentes, em áreas como o Planeamento Familiar, Vacinação, Acesso aos Cuidados de Saúde, Saúde Mental e Contactos úteis, em 10 idiomas (inglês, ucraniano, russo, árabe, nepalês, hindi, urdu, romeno, chinês, mandarim).

Espera-se que esta informação permita apoiar os migrantes a melhor conhecer os seus direitos na área da saúde, bem como a perceber como se processa o acesso aos cuidados de saúde no nosso país.

Folhetos (conjunto 1) – inglês, nepalês e português

Folhetos (conjunto 2) – mandarim, romeno, russo e ucraniano

Folhetos (conjunto 3) – árabe, hindi e urdu

1
Ago

Estudo avalia perceção de bem estar dos cidadãos portugueses e mostra assimetrias territoriais

A Fundação Francisco Manuel dos Santos acaba de publicar o estudo “Territórios de Bem-Estar: Assimetrias nos municípios portugueses”.

O estudo, coordenado por Rosário Mauritti, do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, demonstra que “a segurança e a qualidade ambiental do local onde vivemos, as possibilidades de gestão dos tempos da vida familiar e de trabalho, o acesso à habitação e a serviços de educação, saúde e transportes, a par do envolvimento nas comunidades, são alguns dos fatores que mais influenciam a perceção e a experiência de bem-estar das pessoas, sofrendo grandes variações entre territórios.”

Pode consultar o estudo: https://www.ffms.pt/FileDownload/22abf213-d8f3-4d71-a60a-459ac24d7d21/estudo-territorios-de-bemestar-assimetrias-nos-municipios-portugueses

26
Jul

Abertura da exposição “Montalegre, Pequeno Grande Mundo!”

Já pode ser vista e apreciada a notável exposição temporária de fotografia de Artur Pastor intitulada “Montalegre, Pequeno Grande Mundo!”. A mostra, constituída por 47 registos fotográficos, está orientada num formato bipartido, no qual o visitante, para além da contemplação “entre portas”, é convidado a percorrer um percurso pautado pela objetiva do fotógrafo nos anos 50, na vila de Montalegre, onde iniciou a sua carreira profissional. Esta exposição, promovida pelo Ecomuseu de Barroso e apoiada pelo Arquivo Municipal de Lisboa, tem financiamento pelo Portugal 2020, através do PO Norte, e pela União Europeia, através do Fundo Social Europeu (FSE). Os trabalhos estão em exibição até 4 de setembro.

 

 

25
Jul

APOIO AO INVESTIMENTO NA AGRICULTURA DE PRECISÃO E NA EFICIÊNCIA NO USO DE RECURSOS: CANDIDATURAS ABERTAS

Abriram a 22 de Julho as candidaturas para apoiar a agricultura de precisão e inteligente, bem como a instalação de zonas de preparação e tratamento de resíduos de produtos fitofarmacêuticos e aquisição de equipamentos, num montante de apoio de 24,5 milhões de euros, ao abrigo do pacote Next Generation.

Com a abertura deste anúncio, o PDR2020 pretende reforçar a viabilidade das explorações agrícolas, reduzindo o impacte ambiental resultante da atividade agrícola, promovendo para o efeito a inovação, a redução dos custos de produção e o aumento da produtividade, através da utilização de tecnologias de precisão e de preparação e tratamento de efluentes fitofarmacêuticos.

As candidaturas decorrem até às 17 horas de 22 de Setembro de 2022

 

Consulte a informação completa:

Notícia: http://www.pdr-2020.pt/Centro-de-informacao/Noticias/Apoio-ao-investimento-na-agricultura-de-precisao-e-na-eficiencia-no-uso-de-recursos-Candidaturas-abertas

Informação adicional: http://www.pdr-2020.pt/Candidaturas

Aviso: 28_Anuncio_321_Agricultura_Precisão_Fitofarmaceuticos_NG_22072022