Notícias

13
Set

Prorrogação do Período de Apresentação de Candidaturas

O período de apresentação de candidaturas, estabelecido no anúncio de abertura n.º 003ADRAT/1021/2019– Pequenos Investimentos na Transformação e Comercialização de Produtos, foi prorrogado por mais 17 dias, sendo a submissão de candidaturas efetuada entre o dia 15 de Julho  e as 16h do dia 30 de Setembro  de 2019.

Toda a informação sobre este aviso de concurso pode ser consultada aqui.

 

Aditamento ao Aviso do Concurso: ADITAMENTO ao Aviso n003 10212 – 20169- ADRAT

20
Set

Ciclo de Encontros Temáticos – “Agricultura: Novas Tendências”

Realizou-se no passado 19 de setembro o primeiro de dez Encontros Temático que a ADRAT irá realizar durante os anos de 2019 e 2020. Estes Encontros realizam-se no âmbito do projeto “Reforço da capacitação de atores e redes de promoção de ações de desenvolvimento” aprovado pelo Norte 2020.

O tema escolhido para o primeiro Encontro foi Agricultura: Novas Tendências onde foram abordados os temas da Agricultura Biológica, Novos Estatutos de Jovem Empresário Rural e Agricultura Familiar, foi também apresentada uma boa prática em agricultura biológica. O evento contou com a presença da Diretora Carla Alves Pereira e o técnico José Vieira da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, um representante da CERTIS – Controlo e Certificação, Lda., Luís Ferro Correia, e apresentar uma experiência em agricultura biológica esteve Edgar Morais da empresa SORESA.

Através destes encontros a ADRAT pretende promover a participação da população do Alto Tâmega na preparação da estratégia do próximo quadro comunitário 2020-30, serão realizados mensalmente com temas diferentes e de pertinência regional.

19
Set

Reunião Regional CLAIM Norte – Litoral

No passado dia 18 de setembro de 2019 realizou-se em Famalicão uma Reunião Regional dos CLAIM da Região Norte – Litoral, na qual a ADRAT participou enquanto Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM).

Durante esta reunião realizaram-se dinâmicas de grupo e foram analisados/discutidos os respetivos pontos de situação dos CLAIM presentes.

 

13
Set

Sessões de capacitação/sensibilização TROCO2

No âmbito do projeto TROCO2 – Mercado Transfronteiriço de Intercâmbio de Carbono (Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal), a CIM-AT, em articulação com a Junta da Galiza – Conselheria de Medio Rural e com o Instituto Politécnico de Bragança, irá realizar um conjunto de sessões de capacitação/sensibilização para a otimização da gestão florestal e sumidouros de carbono a técnicos/operadores florestais, onde será apresentada também a ferramenta de cálculo de sumidouro de carbono, desenvolvida pela Junta da Galiza.

Estas sessões decorrerão nos seis Municípios do Alto Tâmega, designadamente, Boticas (17 de setembro), Vila Pouca de Aguiar (19 de setembro), Ribeira de Pena (26 de setembro), Valpaços (27 de setembro), Chaves (1,2,3 e 4 de outubro) e Montalegre (11 de outubro).

Será ainda realizada uma sessão final de encerramento do Projeto TROCO 2, em articulação com a ADRAT, no dia 25 de outubro.

Para mais detalhe sobre os respetivos programas por favor consulte: https://troco2.eu/eventos?lang=pt-pt

12
Set

ADRAT | 19 Setembro “Agricultura: Novas Tendências”

A ADRAT irá realizar no próximo dia 19 de Setembro de 2019, pelas 14h00, na sua sede, o Encontro “Agricultura: Novas Tendências”.

Neste Encontro serão abordados temas como a agricultura familiar, o estatuto jovem empresário rural, os apoios e incentivos ao jovem agricultor.

Para mais informações consulte o programa abaixo apresentado.

10
Set

3.ª reunião de Stakeholders do projeto KEEP ON

Realizou-se no passado dia 9 de setembro a 3.ª reunião de stakeholders do projeto KEEP ON – INTERREG EUROPA, onde estiveram presentes várias entidades de cariz cultural, representantes de alguns municípios do Alto Tâmega e da Delegação Regional de Cultura do Norte.

Neste terceiro encontro do grupo de stakeholders foram debatidos pontos de interesse para o desenvolvimento das atividades previstas no projeto.

22
Ago

Guias de Apoio ao Beneficiário SI2E

Já se encontram disponíveis os guias de apoio aos beneficiários do Programa SI2E.

Para consultar os guias é favor seguir o link:  SI2E – Pedidos de Pagamento

19
Ago

Mercado Mais Verde

No passado dia 7 de Agosto o Município de Chaves arrancou com a iniciativa “Mercado Mais Verde”, uma ação que visa sensibilizar os produtores e consumidores para comportamentos mais amigos do ambiente. Para além da sensibilizarão ambiental, nomeadamente o incentivo à utilização de sacos reutilizáveis, será criado um “cabaz social” onde serão incluídos produtos hortícolas sobrantes para instituições de solidariedade social, de forma a evitar o desperdício alimentar.

A ADRAT apoiou o Mercado Municipal de Chaves através do PDR “Cadeias Curtas de Mercados Locais”, que permitiu dotar o espaço de infraestruturas necessárias ao seu funcionamento.

5
Ago

Transporte Urbano Transfronteiriço Chaves-Verín (TUT)

A partir do dia 09 de agosto de 2019 inicia o serviço ocasional do Transporte Urbano Transfronteiriço Chaves-Verín (TUT). Este serviço está prevista ser realizado até ao dia 31 de dezembro de 2019.

Este serviço é gratuito e tem como objetivo colocar à disposição dos eurocidadãos um serviço de transportes nos dias de maior necessidade de mobilidade transfronteiriça (dias de feira das cidades de Chaves e Verín; dias de realização dos principais eventos dos dois municípios).

Os bilhetes poderão ser adquiridos online ou no início do serviço e/ou durante a paragem intermédia na sede da Eurocidade, caso haja disponibilidade de lugares.

 

Par mais informações: http://www.eurocidadechavesverin.eu/documentos/ver-documento/5d3f72d36967a/transporte-urbano-transfronteirico-chaves-verin

 

Para obter o bilhete gratuito clique em: https://avtamega.com/TUT

 

1
Ago

Projetos Âncora AQUANATUR – EEC PROVERE

Os Municípios de Boticas e Chaves dão início aos projetos âncora aprovados no âmbito do Programa Estratégias de Eficiência Coletiva PROVERE –AQUANATUR coordenado pela ADRAT.

O Município de Boticas através do projeto “Centro de Observação da Natureza do Barroso” pretende dar corpo a anteriores projetos e operacionalizar o conhecimento que existe em relação à biodiversidade e ecossistemas do concelho que beneficiam de microclimas muito diversificados, fruto das diferenças de altitude existentes. No âmbito deste projeto serão desenvolvidas várias atividades: Criação e homologação de Percursos, incluindo sinalética e trilhos; Criação e requalificação de infraestruturas de apoio à visitação e estruturas de observação e de relação com a água; Ampliação e requalificação do Centro de Interpretação/Observatório da Natureza; Requalificação do Centro Aquícola, nomeadamente ao nível da eficiência energética e da melhoria das condições de produção das espécies piscícolas; Conceção de conteúdos e apetrechamento tecnológico, facilitadores da interpretação da natureza e de valorização da experiência turística; Ações de promoção e divulgação, tendo em conta que se trata de um projeto que envolve uma área com enorme potencial turístico, paisagístico e ambiental.

O Município de Chaves ampliará a atual pista de pesca através da criação de novas estruturas de apoio na zona ribeirinha do rio Tâmega. Intitulado “Pista de Pesca do Rio Tâmega”, este projeto pretende promover a observação, usufruto e a prática de várias atividades lúdico/desportivas associadas a este recurso natural. O projeto visa também criar uma série de novos pesqueiros inseridos na paisagem ribeirinha da margem direita do rio Tâmega, de forma a promover a pesca desportiva numa área devidamente concessionada ao clube flaviense de caça e pesca. Assim, através desta iniciativa, o Município irá capacitar o Concelho para a organização de eventos de pesca desportivo de âmbito Nacional/Internacional; contribuirá para o aumento do turismo de lazer no concelho.

Estes projetos estão incluídos no Plano de Ação EEC PROVERE AQUANATUR promovido pela ADRAT