Notícias

23
Abr

Rota dos Artesão do Alto Tâmega e Barroso

 

De acordo com o anunciado no Seminário e Mostra de Produtos do Projeto Local Craft Up, a Rota dos Artesãos é uma rede em constante evolução, pelo que, quem pretender aderir deve realizar a sua inscrição em: https://forms.gle/4Dh3P2giE5FgnRz68 , disponível no site da ADRAT – Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega.

Para mais informações consultar: https://adrat.pt/portfolio_item/rota-dos-artesaos/

 

 

15
Nov

PDR2020 | PALT DE DATAS – REGRAS MAIS EXIGENTES PARA INÍCIO DAS OPERAÇÕES DE INVESTIMENTO

 

O PDR2020 entrou na sua reta final, exigindo absoluta celeridade no arranque da execução dos projetos, condição urgente e crucial para assegurarmos a execução integral do Programa.

É, por isso, imperativo que as atuais regras para as prorrogações das datas de início de execução dos projetos, que se manterão em vigor, sejam complementadas com as necessárias disposições mais restritas. Assim, informamos que a partir do dia 8 de novembro de 2023, passam ser aplicados os seguintes limites:

– A data de início só pode ser prorrogada uma vez. Nos casos em que a data de início já tenha sido prorrogada, e não tenha sido atingido o número limite de pedidos de alteração de datas, é possível solicitar uma nova, e única, prorrogação do início da execução do projeto.

– Para projetos que tenham previstas plantações, o prazo limite de início pode ser prorrogado no máximo até 02.05.2024, mediante apresentação do comprovativo da encomenda das plantas.

– Para projetos que não tenham previstas plantações, o prazo limite de início pode ser prorrogado no máximo até 3 meses após a decisão do pedido de alteração, não podendo ser excedido o limite de 02.05.2024.

28
Mai

Curso de Monitor de Atividades de Tempo Livre | Eurocidade Chaves-Verín

 

O Curso de Monitor de Atividades de Tempo Livre, de 6 a 11 de junho, é organizado pelo IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude e decorre no âmbito do projeto Eurocidade 2030, coordenado pela Eurocidade Chaves- Verín, AECT, com a colaboração dos restantes parceiros do projecto.

O curso irá realizar-se na sede da Eurocidade Chaves – Verín e em Amarante, com  passagem por Gondomar tendo a duração de 54 horas e destina-se a jovens oriundos do Norte de Portugal e da Galiza, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos.  As inscrições terminam a 30 de maio. 

Link inscrição: https://ipdj.gov.pt/-/curso-de-monitor-de-atividades-de-tempo-livre-norte-e-galiza

23
Mai

Projeto “Alimentação Segura no Alto Tâmega e Barroso” PNAES | UNESCO

 

O Projeto “Alimentação Segura no Alto Tâmega e Barroso” enquadrado no Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES) e financiando pelo PDR2020, foi recentemente destacado num artigo do site da UNESCO dedicado à Dieta Mediterrânica, uma vez que esta é considerada Património Cultural e Imaterial da UNESCO.

Para consultar o artigo:https://mediterraneandietunesco.org/safe-food-in-alto-tamega-e-barroso/

21
Mai

IPDJ E A EUROCIDADE CHAVES-VERÍN APRESENTAM SÉRIE DE MUSIC SESSIONS E MASTERCLASS ESTE VERÃO

 

Este verão, a sede do projeto Eurocidade 2030, transforma-se num vibrante palco musical com a realização de várias Music Sessions e uma Masterclass de produção musical, atraindo entusiastas da música de toda a região e além.

O ciclo de eventos começa no dia 7 de junho com uma performance envolvente de Inês Homem de Melo e João Costa, que promete uma tarde de melodias cativantes e harmonias inovadoras. Este primeiro encontro, marcado para as 17h às 19h, está limitado a 30 participantes, garantindo uma experiência íntima e pessoal para todos os presentes.

A série continua no dia 28 de junho, das 15h às 18h, com a Music Session de Pedro Lima, inserida na Semana da Amizade, onde os participantes terão a chance de sentir a magia de suas composições e técnica refinada. A capacidade é limitada a 20 pessoas, oferecendo um ambiente exclusivo para aprendizagem e apreciação musical.

Além das sessões de música, a programação inclui uma Masterclass intensiva de dois dias em produção e tecnologia musical, também liderada por Pedro Lima, nos dias 12 e 13 de julho. Esta masterclass é uma oportunidade rara para 12 participantes aprenderem diretamente com um profissional da indústria, explorando equipamentos de ponta e técnicas avançadas de produção musical.

As festividades culminam com a Music Session de Skoola no dia 14 de julho, das 10h às 13h. Este evento especial está programado para acolher 25 participantes e promete ser um dia de celebração de laços culturais e musicais entre as cidades de Chaves e Verín e mais concretamente, entre o norte de Portugal e a Galiza.

O Instituto Português do Desporto e Juventude e as entidades parceiras do projeto Eurocidade 2030, estão entusiasmados com esta iniciativa, que não só promove a cultura musical, mas também fortalece a colaboração transfronteiriça e o espírito comunitário entre as duas cidades.

A participação é gratuita e os interessados em qualquer um dos eventos, devem inscrever-se com antecedência, dado o número limitado de vagas, sendo que os mesmos, serão selecionados por ordem de inscrição.

Local de realização – Sede da Eurocidade Chaves-Verín, AECT | Edificio da Antiga Alfândega – Avda. Portugal, s/n. Feces de Abaixo.

Para mais informações e inscrições na série de Music Sessions e Masterclass – https://ipdj.gov.pt/-/projeto-eurocidade-chaves-verin-apresenta-ciclo-de-music-sessions-e-masterclass

– Inês Homem de Melo e João Costa, dia 07 de junho – https://forms.office.com/e/m1eYduvWW4

– Pedro Costa, dia 28 de junho – https://forms.office.com/e/248ZNHvTf1

– Pedro Costa 12 e 13 de julho –   https://forms.office.com/e/5kELPTJZ06

– Skoola, dia 14 de julho –   https://forms.office.com/e/i8Dhn57Yux

 

Para consultar o cartaz: IPDJ_Cartaz Geral

14
Mai

8 a 16 junho | 60ª Feira Nacional de Agricultura | 70ª Feira do Ribatejo

 

A 60ª Feira Nacional de Agricultura – 70ª Feira do Ribatejo (FNA24) realiza-se de 8 a 16 de junho de 2024 no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, e é dedicada à Pecuária Extensiva.

Mais informações sobre o evento em: https://www.cnema.pt/events/60a-feira-nacional-de-agricultura-70a-feira-do-ribatejo/

 

9
Mai

DIA DA EUROPA

“O Dia da Europa é comemorado anualmente a 9 de maio, para festejar a paz e a unidade do continente europeu. A data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman », que expôs a visão de Robert Schuman de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável uma guerra entre os países europeus. Considera-se que a atual União Europeia teve início com a proposta de Robert Schuman.

Descubra as atividades do Dia da Europa 2024

 

Fonte: https://european-union.europa.eu/principles-countries-history/symbols/europe-day_pt 

8
Mai

Prémio BPI Fundação ”La Caixa” Seniores

Encontram-se abertas as candidaturas ao Prémio BPI Fundação ”La Caixa” Seniores, um prémio que se destina a apoiar projetos sociais que promovam a autonomia pessoal e o bem-estar das pessoas mais velhas.

Este prémio tem por objetivo impulsionar projetos a executar em território nacional que promovam a autonomia pessoal e o bem-estar das pessoas com mais de 65 anos, com especial enfoque no fortalecimento das relações interpessoais e na prevenção de situações de fragilidade e doença.

O prazo de submissão de candidaturas é até 20 de maio.

Mais informação: https://fundacaolacaixa.pt/pt/premio-bpi-fundacao-la-caixa-seniores

22
Abr

ADRAT organiza um dia dedicado às Oficinas de Artesanato | Projeto Local Craft Up

 

No âmbito do projeto Local Craft UP – Cooperação Leader PDR2020, a ADRAT organizou no passado dia 21 de abril Oficinas de Artesanato dedicadas à olaria e ao burel.

Foram realizadas duas sessões da parte da manhã, durante as quais os participantes puderam mexer no barro e trabalhar numa roda de oleiro, obtendo peças em cerâmica que puderam levar para casa. Durante a parte da tarde foram efetuadas duas sessões sobre burel, onde os participantes sentiram e trabalharam o burel, tendo realizado pregadeiras em formato de cravo vermelho alusivo ao 25 de abril.

As sessões contaram com um público diverso, desde os mais velhos até aos jovens e crianças.

 

 

 

  

19
Abr

Seminário final do projeto Local Craft Up “Rota dos Artesãos do Alto Tâmega e Barroso”

No dia 18 de abril de 2024 teve lugar o Seminário Final do Projeto “LOCAL CRAFT UP” – Cooperação Leader, apoiado pelo Programa PDR2020, onde, após um discurso de sessão de abertura pelo Vice-presidente do Município de Chaves, Francisco Melo, Tiago Ribeiro da Associação INDIEROR realizou uma breve apresentação da Rota dos Artesãos do Alto Tâmega e Barroso e do livro “Pela Obra se Conhece o Artesão” pelo. Seguidamente, o Secretário-geral da ADRAT, António M. Machado, explicou o enquadramento do projeto e a sua finalidade.

Nos painéis da sessão, abordou-se o tema “Tradição reinventada: Empreendedorismo no Artesanato Português”, moderado por Daniela Crespo e com as convidadas Filipa Belo, do Portugal Manual e Paula Chaves de O Marceneiro. Neste painel reforçou-se a importância de manter vivas as tradições e de incluir os mais jovens em atividades relacionadas com o artesanato, de forma a despertar o interesse pela tradição. Posteriormente, foi apresenta a empresa Bacelar, Design House, como uma boa prática, sendo apresentado o seu percurso e trabalhos realizados.

Este projeto de cooperação internacional teve como o objetivo a valorização dos produtos artesanais da região, através da cooperação dos GAL – Grupos de Ação Local, envolvendo os seus associados e os produtores/artesãos das regiões envolvidas, através de atividades de demonstração, de partilha de conhecimentos, de promoção da produção artesanal e do intercâmbio entre as regiões parceiras.

 

 

  

 

16
Abr

Oficinas de Artesanato

No dia 16 de abril de 2024, a ADRAT leva ao Centro Escolar de Chaves oficinas de artesanato para que as crianças possam ter contacto e experienciem atividades de olaria e cestaria.

Estas ações decorrem no âmbito do Projeto Local CraftUp, um projeto de Cooperação LEADER – PDR2020.