Notícias

25
Nov

Comitiva de Congressistas Internacionais visitou Boticas

 

Um grupo de congressistas internacionais visitou, no passado dia 16 de novembro, o Concelho de Boticas e a região do Barroso, classificada como Património Agrícola Mundial.

A visita, que decorreu no âmbito da 9ª Conferência Mundial sobre Sistemas Agroalimentares Localizados, organizada pelo Grupo de Investigação Europeu SYAL e pelo Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), permitiu aos participantes conhecer alguns locais de elevado interesse natural e paisagístico do Concelho, como são o caso do Boticas Parque – Natureza e Biodiversidade (BNB) e da aldeia preservada de Vilarinho Seco.

Dada a especificidade deste território e a temática do congresso, a região do Barroso e mais propriamente Boticas foi considerado o “laboratório” ideal para a realização de uma visita territorial, que possibilitou aos congressistas contemplar “in loco” as caraterísticas únicas e as potencialidades existentes no Concelho.

De referir que a conferência decorreu através do quadro de ação de duas redes de investigação sobre sistemas alimentares localizados, nomeadamente a Rede SYAL Europa e a Rede SYAL Americana, com destaque para países da América Latina, reuniu um total de 73 participantes provenientes de 11 países, entre os quais, Portugal, Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, França, Itália, México, Suíça e Suécia, contando com uma maior participação de Espanha, Itália, Colômbia e México.

A pressão do sistema alimentar sobre os recursos do planeta, a pegada ambiental da alimentação, o desperdício alimentar, a fome e subnutrição, e os problemas de saúde humana ligados à alimentação foram temas centrais de debate, tendo sido destacada também a importância de produzir mais e melhor localmente, fortalecendo os circuitos curtos e as redes alimentares locais, comendo de forma mais saudável e gerando menos desperdício.

24
Nov

Federação Minha Terra realizou reuniões para articulação dos instrumentos territoriais

A Federação Minha Terra reuniu com a Ministra da Coesão Territorial, a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional e as/os Presidentes das CCDR para apresentação de propostas sobre a articulação dos instrumentos territoriais previstos nos Programas Regionais do Portugal 2030 com as Estratégias de Desenvolvimento Local que estão a ser preparadas de forma participada pelos Grupos de Ação Local. Esta cooperação e parceria é particularmente relevante no quadro do processo de descentralização e da transferência de atribuições para as CCDR.

23
Nov

Federação Minha Terra reúne com CD do IFAP

A Federação Minha Terra reuniu com o Conselho Diretivo do IFAP para fazer um balanço das atividades protocoladas com os Grupos de Ação Local, tendo partilhado preocupações com os impactos do atual contexto inflacionário na execução dos projetos em curso e na necessidade de se encontrarem soluções para mitigar este problema.

Perspetivando o trabalho no quadro do PEPAC 2023-2027, destacou-se a necessidade de simplificação de procedimentos para projetos de pequena dimensão, nomeadamente com uma adoção mais extensa das opções de custos simplificados.

 

22
Nov

7 Dezembro | 8º Congresso Europeu de Jovens Agricultores transmitido online

O 8º Congresso Europeu de Jovens Agricultores realiza-se no próximo dia 7 de Dezembro de 2022, entre as 14h30 e as 17h30, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, Bélgica, este ano sob o tema “O papel dos jovens agricultores na segurança alimentar”, um evento que visa promover a agricultura europeia e o desenvolvimento rural, valorizando o papel fundamental desempenhado pelos jovens agricultores neste domínio. O Congresso é aberto ao público, em streaming.

O Congresso, criado em 2012 por iniciativa do eurodeputado do CDS Nuno Melo e da CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal, conta com a entrega do Prémio Europeu dos Jovens Agricultores 2022. Estão em disputa projectos de 22 Estados-membros que concorrerão aos seguintes prémios: Melhor projecto digital; Projecto mais resiliente, Melhor projecto de melhoria da área rural.

 

Saiba tudo sobre o 8º Congresso Europeu de Jovens Agricultores aqui. Pode registar-se para assistir online, aqui.

21
Nov

29 de novembro | Sessão técnica sobre gestão eficiente da rega em fruteiras

No âmbito do projeto H2OptiDemo, vai realizar-se uma sessão técnica de Gestão eficiente da rega em fruteiras dia 29 de novembro de 2022 em Alcobaça. Esta sessão irá decorrer em formato misto, com comunicações em regime presencial e comunicações em formato on-line.

Esta sessão receberá em intercâmbio de troca de informação e experiência técnicos especializados do departamento de regadio do IRTA, Institute of Agrifood Research and Technology, Generalitat de Catalunya.

Esta entidade possui um portefólio reconhecidamente extenso em investigação de novas tecnologias e estratégias de gestão da água de rega e ensaios de investigação em vários pontos de Espanha que incidem em pomóideas e hortícolas, onde existem constrangimentos hídricos e necessidades muito similares aos que existem no nosso país, pelo que este intercâmbio internacional não só é muito bem-vindo como visa permitir troca de informação e experiência.

Para se inscrever e consultar o programa: https://vozdocampo.pt/2022/10/23/29-de-novembro-sessao-tecnica-sobre-gestao-eficiente-da-rega-em-fruteiras/

 

18
Nov

24 de novembro | Iniciativa “Os agricultores têm talento – educação e treino vocacional para uma agricultura em transição”

A Comissão Europeia vai promover, no dia 24 de novembro, a iniciativa “Os agricultores têm talento – educação e treino vocacional para uma agricultura em transição”.

A participação no evento, que terá lugar em Bruxelas, mas que poderá ser acompanhado por videoconferência, é gratuita, mas de inscrição obrigatória. Os/as interessados/as deverão inscrever-se, até ao dia 28 de outubro, através do seguinte link: https://euagriconferences.eu/

Mais informações em: https://www.minhaterra.pt/iniciativa-34os-agricultores-tem-talento-educacao-e-treino-vocacional-para-uma-agricultura-em-transicao34.T14131.php

17
Nov

23 de novembro  | 2.º Webinar Portuguese Trails: desenvolvimento e comunicação de uma oferta turística sustentável

No próximo dia 23 de novembro, pelas 10h00, o Turismo de Portugal organiza o 2.º Webinar Portuguese Trails – desenvolvimento e comunicação de uma oferta turística sustentável que conta com a presença de vários oradores e que visa a partilha de informação e boas práticas no âmbito da sustentabilidade.

Este evento surge na sequência das ações desenvolvidas no âmbito dos Programas 100% Responsible, iniciativa dirigida às empresas parceiras do projeto Portuguese Trails e que tem como objetivo estimular,  desenvolver e promover os seus programas de acordo com critérios de sustentabilidade económica, ambiental e social, respondendo assim a uma procura crescente dos mercados internacionais.​

O evento é online e pode consultar o programa aqui: https://business.turismodeportugal.pt/pt/agenda/eventos/paginas/2-webinar-portuguese-trails-2022.aspx/

 

 

15
Nov

Observatório de preços da cadeia de abastecimento agroalimentar

Durante o mês de Outubro, foi publicado em Diário da República o Despacho n.º 12209/2022, um documento conjunto do Ministério da Agricultura e da Alimentação e do Ministério da Economia e do Mar, que determina a criação do Observatório de Preços «Nacional é sustentável», o qual ficará a cargo do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP).

Este Observatório – que surge no âmbito da Plataforma de Acompanhamento das Relações na Cadeia Agroalimentar (PARCA) e que tinha sido anunciado em Maio último pela Ministra da Agricultura e da Alimentação – visa «contribuir para uma maior transparência em toda a cadeia de abastecimento agroalimentar (produção, transformação e distribuição), acompanhar a sua evolução, e dotar as entidades competentes de um instrumento que permita monitorizar, avaliar e definir melhores políticas públicas nesta matéria».

Para ler o artigo completo: https://www.rederural.gov.pt/12-informacao/5159-observatorio-de-precos-da-cadeia-de-abastecimento-agroalimentar-em-preparacao

14
Nov

16 de novembro | Sessão “Sustentabilidade – Porquê? Para quê? E como?”| Chaves

No próximo dia no 16 de novembro, pelas 10h15, no Forte de São Francisco em Chaves a ACISAT – Associação Empresarial do Alto Tâmega organiza uma sessão com o tema “SUSTENTABILIDADE | Porquê? Para quê? E como?”, cujo Programa pode ser consultado nesta notícia. Esta sessão decorre no âmbito do Projeto INOVAR+2.0 – Promoção da Inovação para Sustentabilidade das PME.

Um dos objetivos deste projeto é a criação de uma Rede de Cooperação Institucional e empresarial, que estimule o desenvolvimento de atividades e projetos inovadores que promovam a sustentabilidade das empresas.

 

Para realizar a sua inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc1uOHTCHMp39f_YSOgphyxX-5h7oieujhuwAFV8B5AdtZ1Iw/viewform

 

Programa: Inovar_+_2.0 Programa_16.11.2022

11
Nov

14 a 23 novembro | Laboratórios Criativos | Alto Tâmega – Turismo 4.0

Entre os dias 14 e 23 de novembro 2022 dá-se início ao 1º ciclo das sessões presencias dos Laboratórios Criativos que têm a seguinte calendarização:

 

14 novembro (10h00 – 13h00) – Boticas: “Rios & Montanhas” | Biblioteca Municipal de Boticas (R. do Município)

15 novembro (10h00 – 13h00) – Chaves: “Gastronomia, Águas e Vinhos” | Sala Multiusos do Centro Cultural de Chaves (Lg. da Estação, Chaves)

16 novembro (10h00 – 13h00) – Montalegre: “Aldeias e Tradições” | Ecomuseu de Barroso – Espaço Padre Fontes (Terreiro Açougue 5)

21 novembro (10h00 – 13h00) – Ribeira de Pena: “História e Arte” | Sala do Museu da Escola / Posto de Turismo (R. Manuel José de Carvalho, nº 14)

22 novembro (10h00 – 13h00) – Valpaços: “Aldeias e Tradições” | Casa do Vinho (Av. Eng.º Luís de Castro Saraiva)

23 novembro (10h00 – 13h00) – Vila Pouca de Aguiar: “Rios e Montanhas” | Sala Polivalente/Auditório – Biblioteca Municipal (R. Dr. Carlos Alberto Sousa)

 

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória.

Link inscrição: https://forms.gle/nCxps2qWNUJUGsR88

 

O objetivo central dos Laboratórios Criativos é idealizar, definir e construir de forma colaborativa uma nova oferta turística composta (multioperador) para o Alto Tâmega e Barroso, envolvendo os operadores e interlocutores turísticos da região.

O projeto Alto Tâmega – Turismo 4.0 (NORTE-02-0853-FEDER-037651) é uma iniciativa conjunta da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT), do Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia da Água (AquaValor) e da Associação Empresarial do Corgo (AECorgo).