Notícias

24
Out

Rede Tabernas do Alto Tâmega

Teve lugar, nas instalações da ADRAT, a Assembleia-Geral das Tabernas do Alto Tâmega, no dia 21 de Outubro de 2020. Nesta reunião estiveram presentes os aderentes da rede no sentido de analisar e aprovar o Plano de Atividades e Contas Anual, tendo sido também apresentada a nova imagem e distribuídos kits com material promocional às Tabernas da Rede.

 

23
Out

Reunião de Direção da ADRAT

No passado dia 19 e Outubro realizou-se na ADRAT uma reunião de direção, na qual se fez o ponto de situação dos seguintes projetos: DLBC, + COESO e a Reprogramação do EEC PROVERE AQUANATUR, entre outros assuntos de interesse.

 

22
Out

Aprovada a nova reprogramação do NORTE 2020

A reprogramação do NORTE 2020 foi aprovada, no passado dia 2 de outubro, pela Comissão Europeia. A “Reprogramação COVID” resulta de uma revisão de natureza estratégica e tem em consideração as alterações socioeconómicas provocadas pela situação de pandemia provocada pela COVID-19.

Os ajustamentos em causa visam o apoio a um conjunto de medidas de resposta à crise, destinadas à atividade económica, à área social, ao combate à pobreza e à promoção da empregabilidade.

O NORTE 2020 posiciona-se, agora, como um instrumento mais eficiente no apoio à retoma da economia da região, quer no contexto da atividade e do investimento empresarial, quer da criação de emprego.

https://norte2020.pt/248270/aprovada-nova-reprogramacao-do-norte-2020 

22
Out

Abertura de concursos – NORTE2020

O NORTE2020 abriu recentemente concursos para o apoio à conservação, proteção, promoção e desenvolvimento do património cultural e natural.

Para consultar os avisos siga o link: https://www.norte2020.pt/concursos/concursos-abertos/ Categoria: SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA NO USO DE RECURSOS

22
Out

Transformação Digital para as empresas do Alto Tâmega

No âmbito do projeto  AGRICONECT 4.0 a ADRAT estabeleceu contactos com as empresas/produtores do sector agroalimentar, no sentido de promover a sua inscrição no referido projeto, potenciando a transição digital destas entidades, com apoio do programa INTERREG VA Espanha-Portugal – POCTEP.

Os benefícios para os inscritos serão os seguintes:

1 – Serviço gratuito de assessoria às empresas, de forma a promover a transformação digital, o qual inclui um Autodiagnóstico de Digitalização com ferramenta HADA, um Plano de Transformação Digital e o acompanhamento até à implementação real do plano;

2 – Curso online gratuito em Transformação Digital para as empresas, com o fim de reforçar as capacidades dos seus gestores e técnicos;

3 – Sinergias entre PME e Micro -PME do setor agroalimentar nas regiões da Galiza – Norte de Portugal e do Alentejo – Centro de Extremadura, especialmente as relacionadas com a transformação, comercialização e logística, através de jornadas técnicas e fóruns;

4 – Resolução de desafios e procura de soluções tecnológicas inovadoras, que poderão resultar na otimização de recursos e numa maior eficiência energética.

 

Os interessados em participar no Projeto AGRICONECT 4.0, devem contactar a ADRAT através do número 276 340 920 ou do email geral@adrat.pt

Para mais informações consulte: https://adrat.pt/portfolio_item/red_agriconect4-0/  /  http://www.agriconect.eu/index.php/pt/

21
Out

Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Alto Tâmega

 A CIMAT – Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega, promoveu sessões de trabalho com os vários Atores Chave da Região, durante os dias 14 e 15 de outubro, no âmbito da elaboração do “Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Alto Tâmega – PIAAC-AT”. As sessões incidiram sobre os setores prioritários identificados para a Região do Alto Tâmega, designadamente: agricultura e biodiversidade, floresta, recursos hídricos, socioeconómica, turismo e lazer, ordenamento do território e segurança de pessoas e bens.

Recorde-se que o PIAAC-AT tem como objetivos dotar a CIMAT e os seus municípios de um maior conhecimento sobre este fenómeno, e fornecer-lhes um documento estratégico de planeamento efetivo face às alterações climáticas, mapeando riscos e vulnerabilidades, identificando medidas de adaptação e mitigação, coordenando estruturas responsáveis pela implementação e disponibilização de informação detalhada a todos os stakeholders da Região.

 

https://cimat.pt/piaac-at-reuniao-com-os-atores-chave-da-regiao/?fbclid=IwAR2Sc8ki77z1x_lo0IwzSW91aGy3e5ahNIg6qtBgtohdNU_5S2PCf0u0qs0

20
Out

Congresso Virtual Projeto – Projeto Gerês-Xurés | 21 outubro

Decorre já amanhã, 21 de outubro, pelas 11h30, o Congresso Virtual #Gerês #Xurés. Para consultar o programa: https://www.facebook.com/photo/?fbid=726859484840576&set=pcb.726859714840553

 

O projeto GERÊS-XURÉS DINÁMICO (aprovado no âmbito do programa INTERREG VA España Portugal (POCTEP) 2014-2020), tem como principal objetivo fortalecer a entidade e a identidade da Reserva da Biosfera Transfronteiriça do Gerês-Xurés promovendo a participação ativa das partes interessadas do território, a promoção do seu desenvolvimento económico e turístico sustentável e a proteção e conservação do seu património natural e cultural.

Para mais informações sobre o projeto consulte o website: https://www.reservabiosferageresxures.eu/pt

19
Out

Portugal integra grupo de países mais digitais da Europa

Portugal foi aceite no D9+, o grupo informal de Estados-Membros que reúne os países europeus com melhor classificação no Índice Anual de Economia e Sociedade Digital (DESI) da Comissão Europeia, e mais dois outros países que partilham ambições semelhantes para o Digital Mercado Único.

Do D9+ fazem parte: Dinamarca, Finlândia, Suécia, Holanda, Luxemburgo, Bélgica, Reino Unido, Irlanda e Estónia, aos quais se juntaram a República Checa, Polónia e, agora, Portugal.

https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/comunicacao/noticia?i=portugal-entra-para-o-grupo-de-paises-mais-digitais-na-europa

16
Out

Abertura de candidaturas ao PARES 3.0

Foi aprovado hoje o Despacho n.º 9952/2020 que aprova o aviso de abertura de candidaturas ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais — 3.ª Geração (PARES 3.0).

Veja o despacho aqui: Despacho n.º 9952/2020

15
Out

Conferência Internacional Web – Projeto SOCIALNEET

 

No passado dia 25 de setembro decorreu a Conferência Internacional Web do Projeto SOCIALNEET, a qual teve a participação do Prof. Vítor Barrigão Gonçalves, do Instituto Politécnico de Bragança.

O tema da Conferência foi a Economia Social onde foram abordadas algumas experiências europeias sobre como a economia social no combate ao desemprego jovem .

Para assistir à Conferência basta clicar nos links:

Parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=jlquSCsqs9k

Parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=cZtpNgns3iU