Notícias

12
Abr

Projeto Avivar – nos trilhos das memórias de Chaves

Este é um projeto que pretende mostrar um pouco da identidade de um povo, uma identidade que vai resistindo e que tem nas pessoas mais velhas os verdadeiros guardiões. Procuram-se os traços que unem as pessoas com os espaços, as relações entre o Homem, a Terra e a Água. É um incrível mundo de vivências e de memórias de momentos que não se repetem. Tendo como fio condutor seis Percursos Pedestres, iremos percorrer uma pequena parte do concelho de Chaves e mostrar aquilo que foi e é mais determinante na formação do território e da sua identidade. Aqui podem ouvir-se as estórias na primeira pessoa e descobrirem-se muitos dos instrumentos e ferramentas que fizeram parte do dia-a-dia das comunidades

Os trilhos são:

  • Trilho de Vidago-Arcossó
  • Trilho de Seara Velha – Castelões
  • Trilho de Vilarelho Da Raia
  • Trilho de Castelo De Monforte
  • Trilho da Quinta Do Rebentão
  • Trilho de S. Lourenço

Para melhor conhecer estes trilhos consulte o site: https://www.avivar.pt/

 

10
Abr

Webinar debate ‘Metas de restauração da natureza da UE’

No próximo dia 13 de abril, das 15h00 às 17h00, realiza-se o webinar sobre ‘Metas de restauração da natureza da UE’. Este evento irá discutir a abordagem proposta pela Comissão Europeia e, em particular, a escolha de optar por uma meta vinculativa e avaliar os elementos que faltam para melhorar a saúde e a resiliência dos ricos ecossistemas europeus.

Para mais informação: https://www.portugal2020.pt/content/webinar-debate-metas-de-restauracao-da-natureza-da-ue

Para realizar a inscrição: https://www.biodiversityhuntingcountryside.eu/?mc_cid=c1922e93d4&mc_eid=5c9d4ad871#events

9
Abr

Ações de formação do Programa BEST em Abril de 2021

A 3.ª edição do Programa BEST tem por objetivo dotar os participantes de estratégias e técnicas que lhes permitam adaptar-se e reagir, com a menor disrupção possível, a uma conjuntura que é particularmente desafiante para as empresas do turismo, mitigando impactes no desempenho dos seus negócios. Estas ações de formação e capacitação são de acesso livre e realizam-se online em direto na Academia Digital do Turismo de Portugal, onde se encontra toda a informação e onde também devem ser realizadas as respetivas inscrições.

Para consultar as ações de formação e datas: http://business.turismodeportugal.pt/pt/Gerir/Capacitacao_Empresarial/Paginas/3-edicao-programa-best.aspx

8
Abr

Candidaturas Abertas – POSEUR

Candidaturas Abertas – POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos

Estão abertas candidaturas para a “Deteção e Combate à Espécie Exótica Invasora Vespa Velutina”

São elegíveis as seguintes entidades beneficiárias, que tenham competências específicas de intervenção no âmbito das ações abrangidas pelo presente Aviso e previstas na candidatura: Entidades da Administração Pública Central; Autarquias Locais e suas Associações; e outras entidades, mediante protocolo ou outras formas de cooperação com as entidades previstas nas alíneas a) e b) do n.º 1 do artigo 71.º do RE SEUR, nomeadamente organizações não governamentais da área do ambiente e pessoas coletivas sem fins lucrativos.

 

As candidaturas abriram no dia 8 de março e a data limite é até 27 maio 2021.

Para consultar o aviso: Aviso POSEUR-15-2021-02

8
Abr

Associações de Desenvolvimento Local preparam as novas estratégias LEADER/DLBC

Numa altura em que se assinalam 30 anos do lançamento do programa LEADER, que inspirou o atual instrumento DLBC, a Minha Terra – Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local (ADL) promoveu, no passado dia 24 de março de 2021, uma reunião de associados a dar mais um passo na reflexão conjunta sobre as prioridades das próximas Estratégias de Desenvolvimento Local dos Grupos de Ação Local, que se pretende que continuem a dar resposta às necessidades e potencialidades locais e que atendam aos desafios societais emergentes.

 

Para ler a notícia completa: https://www.minhaterra.pt/associacoes-de-desenvolvimento-local-preparam-as-novas-estrategias-leaderdlbc.T13668.php

7
Abr

Sessão de Informação sobre o Programa de Apoio ao Retorno Voluntário e à Reintegração

A Organização Internacional para as Migrações em Portugal está atualmente a implementar o Projeto ARVoRe VIII – Apoio ao Retorno Voluntário e à Reintegração (contrato nº PT/2020/FAMI/668), cofinanciado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI) e pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), com uma duração de dois anos (2021-2022).
A par das habituais atividades de aconselhamento e retorno, apoio à reintegração, disseminação de material informativo, estamos também a promover sessões de informação e esclarecimento sobre o Projeto para técnicos em várias regiões do país.
Desta forma, a OIM convida tod@s os interessad@s a participar numa sessão de informação e esclarecimento que terá lugar no dia 14/04/2021 entre as 10H00 e as 12H00, em formato online, através da plataforma Microsoft Teams. O link do evento será partilhado com as pessoas inscritas mais perto da data do evento.
Agradecemos a confirmação de presença até 09/04 através dos seguintes contactos 21 324 29 40 ou ccarvalho@iom.int

6
Abr

Ações de formação do Programa Clean & Safe em Abril de 2021

O Turismo de Portugal prossegue com novas ações de formação online sobre o Selo “Clean & Safe”. Esta iniciativa destinada a Empreendimentos Turísticos, Alojamento Local, Empresas de Animação Turística, Agências de Viagens e Turismo, entre outros, visa dar a conhecer os procedimentos de limpeza, higiene e medidas básicas de prevenção e controlo da COVID-19.

 

Para mais informação: https://business.turismodeportugal.pt/pt/Gerir/Capacitacao_Empresarial/Paginas/formacao-programa-clean-safe.aspx

5
Abr

Aviso PDR2020 Operação 3.2.2 – Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola (renovação do parque de tratores agrícolas)

Informação – Aviso PDR2020 Operação 3.2.2 – Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola do PDR 2020 (renovação do parque de tratores agrícolas)

 

Abriu concurso para apresentação de candidaturas para a renovação de tratores agrícolas Aviso PDR2020 Operação 3.2.2 – Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola do PDR 2020. Concurso fecha a 31 de maio 2021.

O objetivo do aviso, lançado em articulação com o Ministério da Administração Interna, que tem uma dotação de 15 milhões de euros, é melhorar as condições de trabalho e produção, contribuir para a modernização do sector agrícola, aumentar a segurança dos operadores de máquinas agrícolas e melhorar a eficiência energética dos equipamentos, através da substituição de tractores que se encontram obsoletos.

A tipologia de intervenção a apoiar respeita em exclusivo à aquisição de tractores, utilizando custos simplificados com base numa tabela normalizada de custos unitários publicada na OTE n.º 137/2021 (pág. 9), cujo custo total elegível, apurado em sede de análise, seja superior ou igual a 1.000 euros e inferior ou igual a 50.000 euros.

A área geográfica elegível corresponde à totalidade do território do Continente.

Está prevista discriminação positiva nos critérios de selecção dos projectos para os detentores do Estatuto da Agricultura Familiar e beneficiários cujas explorações se situem em territórios vulneráveis (delimitados pela Portaria n.º 301/2020 de 24 de Dezembro) ou em outras zonas consideradas desfavorecidas (delimitadas pela Portaria n.º 5/2019 de 4 de Janeiro e pelo Plano Nacional para a Coesão Territorial) .

Consulte o Aviso e a Orientação Técnica Específica OTE_137_2021

Partilhamos ainda o link do vídeo da conferência de imprensa da Ministra da Agricultura sobre a abertura do aviso: https://www.youtube.com/watch?v=lBlfCPFDHHE

 

1
Abr

Reunião FAO / GIAHS – Sítio GIAHS do Barroso

No passado dia 29 de março a ADRAT reuniu com a FAO / GIAHS a respeito do ponto de situação das atividades desenvolvidas no âmbito do plano de ação do Sítio GIAHS do Barroso.

Participaram nesta videoconferência o coordenador do GIAHS Yoshihide Endo, o diretor do departamento para a Biodiversidade, alterações climáticas e ambiente, Eduard Mansur e o secretariado técnico Clelia Maria Puzzo e Aurelie Fernandez.

Lembramos que o Barroso obteve esta classificação de “Globally Important Agricultural Heritage Systems” em 2018 e tem vindo a desenvolver ações no âmbito da preservação e promoção, deste sítio, atualmente  através das atividades previstas no projeto VALSIPAM – Valorização dos Sistemas Importantes do Património Agrícola Mundial do espaço SUDOE, que conta com vários parceiros com sítios classificados e outros em vias de classificação.

 

 

31
Mar

Censos 2021

O XVI Recenseamento da População e o VI Recenseamento da Habitação será realizado a partir de 5 de abril onde serão distribuídas à população cartas do INE – Instituto Nacional de Estatística, com os códigos necessários para responder aos Censos 2021. A população deverá responder pela Internet, a partir de 19 de abril e até 3 de maio, preferencialmente. As respostas poderão ser feitas através de um computador, tablet ou smartphone com ligação à internet. Basta aceder a censos2021.ine.pt , digitar o código e a password indicados na carta, responder às perguntas e, quando terminar, selecionar “Entregar”.

Para as situações em que a resposta pela Internet ou por telefone não for possível, estarão disponíveis outras formas de resposta, nomeadamente o recurso a e-Balcões nas Juntas de Freguesia que permitem o apoio à resposta pela Internet (mediante as condições de acessibilidade locais e em função da respetiva situação de saúde pública) e, por fim, a possibilidade de resposta através do preenchimento dos questionários em papel, seguindo todas as medidas de segurança previstas no Protocolo de Saúde Pública.