A Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega (ADRAT) é uma agência de desenvolvimento criada na década de 80 pela dinâmica e vontade das principais instituições do Alto Tâmega.
Posteriormente, depois de observada a seriedade e a firmeza do Projecto ADRAT no desenvolvimento do Alto Tâmega de uma forma sustentada, equilibrada e integrada, começaram a aparecer muitas outras adesões, criando-se assim uma plataforma interinstitucional verdadeiramente representativa da região.
Hoje, a ADRAT agrega à sua volta as autarquias, associações empresariais, cooperativas agrícolas, associações de produtores e outros importantes atores do Alto Tâmega. Somos um parceiro imprescindível para a promoção de um processo definitivo de desenvolvimento social e económico da região.
Existimos:
A principal actividade da ADRAT passa pela promoção, coordenação e dinamização de projetos importantes para a Região, disponibilizando meios de financiamento e competências para a execução dos mais diversos tipos de ações.
Procuramos sempre obter significativos investimentos em infra-estruturas básicas e nas áreas do emprego, da cultura, do lazer e do ambiente.
Dinamizamos e realizamos ações que visem fortalecer os laços da Região com as suas gentes, com a sua história e com a sua cultura..
Plano de Actividades e Orçamento 2017
Plano de Actividades e Orçamento 2016
Intervimos em todas as áreas da vida económica, social e cultural do Alto Tâmega.
A nossa atuação tem bases sólidas, assentando na confiança e no reconhecimento institucional tanto a nível local, regional, nacional como europeu.
A nossa ação é apoiada por vários programas nacionais e europeus, tais como PRODER( e anteriores iniciativas Leader) , INTERREG, ERASMUS ( e anteriores programas Leonardo Da Vinci), Formação PME.
Deve destacar-se ainda a participação ativa, da ADRAT, em Redes e Associações de âmbito nacional e europeu, tais como Federação Minha Terra, a Animar, a Rede Rural Nacional, a ERRIN, ERIAFF, Rede Rural Europeia e Euromontana.
A qualidade da nossa intervenção está também reconhecida ao sermos Entidade Formadora Certificada pela DGERT, bem como pela Certificação em Sistemas de Gestão da Qualidade, pela Norma ISO 9001.
Boticas, rodeada pelos cerros e montes da serra das Alturas, é terra fértil de bom pão e bom vinho. São famosos os vinhos dos “mortos”, apetitosos claretes, guardados nas adegas em garrafas enterradas no chão fresco, excelente companhia para o presunto, o salpicão, a vitela do barroso e as trutas recheadas à moda de Boticas.Depois, desafiando milhares de anos de história, descobre-se a antiga cidade romana de Batocas, as minas de ouro romanas do Poço das Freitas, os Castros de Cravalhelhos e do Lesenho ou as Igrejas românicas de Beça e Covas do Barroso.O concelho tem 16 freguesias e de acordo com os censos de 2001, residem no concelho de Boticas 6.417 habitantes, espalhados pelos seus 322 km2. No que a densidade populacional se refere, em cada km2 vivem 19,93 habitantes.Para Mais informações: www.cm-boticas.pt |
Chaves é um dos seis concelhos da região do Alto Tâmega situado no distrito de Vila Real. A sede de concelho é a cidade de Chaves, a qual dista cerca de 64 km da capital de distrito Vila Real e fica a oito km da fronteira com a Espanha. Confina a Norte com a Galiza – Espanha, a Este pelos concelhos de Vinhais e Valpaços, a Sul pelos concelhos de Vila Pouca de Aguiar e a Oeste pelos concelhos de Montalegre e Boticas.O Concelho abrange uma área de 600,12 km2, é composto por 50 freguesias e nele residem 43.667 habitantes. Tem uma densidade populacional de 72,78 habitantes por km2.Chaves, capital do Alto Tâmega e Barroso, é uma cidade monumental e termal fundada há mais de 2.000 anos, nas margens do rio Tâmega, pelos Romanos que nesse tempo descobriram e exploraram as suas famosas nascentes termais.Aquae Flaviae foi o nome que o Imperador de Roma Flávio Vespasiano, no ano 78 D.C., deu à Cidade e ao seu Município. Desses tempos ficou famosa a Ponte de Trajano, construída entre os anos 98 e 104 D.C., composta por 18 olhais numa extensão de 90 metros. Outra preciosidade a ver é o núcleo histórico da cidade, com o casario medieval de varandas de madeira na Rua Direita, a Torre de Menagem do Castelo de Chaves, construído no séc. XIV por ordem de D. Dinis, a Igreja Matriz de raiz românica e acrescentos barrocos, os Fortes de S. Francisco e S. Neutel, o Paço dos Duques de Bragança e actual Museu da Região Flaviense, a capela medieval do Pópulo que era ponto de partida para as peregrinações a Santiago de Compostela e a magnífica Igreja da Misericórdia, construída no Séc. XVIII em estilo barroco e revestida no seu interior por painéis de azulejos azuis e brancos, e um altar em talha dourada.Fora da cidade de Chaves assume relevo a formosa vila de Vidago, que constitui um espaço de centralidade infra – concelhia, pois presta vários serviços aos aglomerados próximos, possuindo também importantes equipamentos hoteleiros e algumas das mais importantes fontes de água mineral do país (Salus, Vidago e Campilho).Para Mais informações: www.chaves.pt |
Montalegre nasceu e cresceu à volta do morro do seu imponente castelo, fundado no séc. XIII e reedificado em 1331. Antes, em 1273, D. Afonso III concedeu a Montalegre o seu primeiro Foral, no dia 9 de Junho.O Castelo de Montalegre distingue-se pela sua altiva Torre de Menagem com cerca de 28 metros de altura e três cubelos mais pequenos. No centro do Terreiro há uma profunda cisterna.Em termos de área Montalegre é o maior concelho da região do Alto Tâmega, com 806 km2 e uma população de 12.762 habitantes, residente em 35 freguesias.Um dos atractivos do concelho é a sua paisagem agreste e ao mesmo tempo apelativa. As escarpas do Gerês na zona noroeste do concelho atraem os visitantes para uma natureza singela. Para os amantes dos desportos mais arriscados a serra do Larouco oferece excelentes condições.Com ou sem neve o panorama de Montalegre é magnífico.Para Mais informações: www.cm-montalegre.pt |
Ribeira de Pena é um concelho com características mistas de vale e montanha, espelhadas nas suas várias freguesias sendo a situação específica da Vila sede de concelho praticamente um caso à parte, protegida que está numa concha natural disposta à margem esquerda do Tâmega… (in Monografia de Ribeira de Pena).O concelho de Ribeira de Pena é possuidor de um Património arquitectónico assinalável, a Igreja de Salvador, a Casa de Barroso, o Mosteiro de Cete, a Casa da Senra, a Casa das Pereiras (com a particularidade de ter, dois brasões).Localizado numa zona de transição entre Trás-os-Montes e as Terras de Basto, este concelho conjuga harmoniosamente as características agrestes da serra e a alegria e vivacidade das Terras de Basto. Em termos de área Ribeira de Pena é o concelho mais pequeno da região do Alto Tâmega, 218 km2, tem 7 freguesias e vivem no concelho 7.412 habitantes.Para Mais informações: www.cm-rpena.pt |
Valpaços é uma cidade “plantada” na encruzilhada de caminhos de todos os tempos e eras. Quando se chega respira-se a vida, sem pressas. De entre diversos edifícios antigos merece atenção a Casa dos Pinto Leite, edifícios solarengo e tradicional, servido de torreão barroco e pedra armoreada do século XVIII.A Igreja Matriz é um templo de boa cantaria, altivo nas proporções e foi construído em 1746. Muito próximo da cidade, num morro que domina uma paisagem notável, encontra-se o Santuário de Nª Sª da Saúde, local de culto mariano de muito apreço dos povos de toda esta região. A toda a extensão leste do concelho serpenteia a rio Rabaçal, ponto de convergência de muitos dos visitantes do concelho. Uns procuram um local aprazível para a pesca, outros procuram algumas zonas de rio de águas rápidas, para a prática canoagem e outros desportos fluviais.O concelho de Valpaços estende-se por 553 km2, com um total de 31 freguesias e é o segundo concelho mais populoso do Alto Tâmega, com 19.512 habitantes.Para Mais informações: www.valpacos.pt |
Vila Pouca de Aguiar, situa-se num extenso vale entre as Serras do Alvão e da Padrela, todo ele é uma veiga muito fértil de pastagens, campos de legumes e de cereais. Em Vila Pouca são dignas de registo as talhas douradas na Igreja Matriz e o Santuário de Nª Sª da Conceição. Na localidade de Campo de Jales encontra-se a primeira exploração romana de ouro a céu aberto, numa extensão de 1,2Km.O ex-libris do Concelho é sem sombra de dúvida o seu Castelo roqueiro de Aguiar, fundado no séc. IX. Outro dos pontos de “obrigatórios” de visita é, o frondoso parque das Pedras Salgadas, onde se pode ver o edifício do Casino e o hotel Avelames.O concelho de Vila Pouca fica situado numa encruzilhada de caminhos e ponto de passagem “quase obrigatório” para o litoral. Distribuída por 433 km2 e num total de 17 freguesias vivem 14.998 habitantes.Para Mais informações: www.cm-vpaguiar.pt |
ASSEMBLEIA GERAL
PRESIDENTE
MUNICÍPIO DE CHAVES
NIF 501205551
Largo Camões, 5400-150 Chaves
SECRETÁRIO
MUNICÍPIO DE MONTALEGRE
NIF 506149811
Praça do Município, 5470-214 Montalegre
SECRETÁRIO
MUNICÍPIO DE RIBEIRA DE PENA
NIF 506149811
Praça do Município, Salvador, 4870-152 Ribeira de Pena
SUPLENTE
TEF
NIF 501477721
Largo Monumento Combatentes Grande Guerra, 5400-409 CHAVES
DIREÇÃO
PRESIDENTE
AMAT – Associação de Municípios do Alto Tâmega
NIF 502924055
Av. dos Aliados, Ed. GAT nº 2, 5400-038 Chaves
VICE-PRESIDENTE
Cooperativa Agro Rural de Boticas CAPOLIB, C.R.L.
NIF 500074631
Av. Eiró, 5460-320 Boticas
VOGAIS
NIF 500074526
Av. General Ribeiro de Carvalho, 5400-497 Chaves
NIF 508960886
Terreiro do Açougue n.º 11, 5470-251 Montalegre
NIF 506431274
Central de Camionagem, LJ4, 5460-304 V. P. de Aguiar
NIF 500954976
Cidade de Bruxelas nº 6, 5430-492 Valpaços
NIF 504961973
Estrada Nacional N103 (antigas instalações do matadouro), 5400-123 Chaves
SUPLENTES
NIF 503905259
Av. Eng.º Luís de Castro Saraiva, 42/C, 5430-472 Valpaços
CONSELHO FISCAL
PRESIDENTE
MUNICÍPIO DE VILA POUCA DE AGUIAR
NIF 506810267
Rua Doutor Henrique Botelho S/N, 5450-027 V. P. de Aguiar
SECRETÁRIO
MUNICÍPIO DE BOTICAS
NIF 506886964
Praça do Município, 5460-304 Boticas
RELATOR
MUNICÍPIO DE VALPAÇOS
NIF 506874320
Praça do Município, 5430-038 Valpaços
SUPLENTE
ADRIPOIO – ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DO VALE DO POIO
NIF 504092332
Av. da Torre, 4870-042 Cerva
SECRETÁRIO-GERAL
ANTÓNIO MANUEL GRANJO MONTALVÃO MACHADO
Morada | Contactos | |
---|---|---|
Centro de Acolhimento – Ninho de Empresas Parque empresarial de Boticas Lote 35/36 Apartado 025 5460-304 Boticas |
Telefone: (+351) 276410290 Fax: (+351) 228324229 Email: adirba.boticas@gmail.com |
Câmara Municipal de Boticas : www.cm-boticas.pt
Morada | Contactos | |
---|---|---|
Praça do Município 5460-304 Boticas |
Telefone: (+351) 276 410 200 Fax: (+351) 276410201 Email: municipio@cm-boticas.pt |
Cooperativa Agrícola de Boticas, CRL – CAPOLIB : www.meldebarroso.com/
Morada | Contactos | |
---|---|---|
Avenida Eiró 5460-320 Boticas |
Telefone: (+351) 276418170 Fax: (+351) 276415734 Email: geral@capolib.pt |
Santa Casa da Misericórdia de Boticas : www.misericordiaboticas.pt
Morada | Contactos | |
---|---|---|
Rua Dr. Francisco Sá Carneiro nº 1 5460-330 Boticas |
Telefone: (+351) 276418030 Fax: (+351) 276418031 Email: geral@misericordiaboticas.pt |
Morada | Contactos | |
---|---|---|
Estrada Nacional N103 (antigas instalações do matadouro) 5400-122 Chaves |
Telefone: (+351) 276326702 Email: afacc@sapo.pt |
AMAT – Associação de Municípios do Alto Tâmega : www.amat.pt/
Morada | Contactos | |
---|---|---|
Av. dos Aliados, nº 2 – Ed. GAT 5400-038 Chaves |
Telefone: (+351) 276301000 Fax: (+351) 276333630 Email: geral@amat.pt |
Associação Promotora de Ensino Profissional para o Alto Tâmega : www.epc.pt
Morada | Contactos | |
---|---|---|
Fonte do Leite 5400-261 Chaves |
Telefone: (+351) 276340420 Fax: (+351) 276333554 Email: epchaves@mail.telepac.pt |
Câmara Municipal de Chaves : www.chaves.pt
Morada | Contactos | |
---|---|---|
Lg. de Camões 5400-150 Chaves |
Telefone: (+351) 276340500 Fax: (+351) 276327724 Email: municipio@chaves.pt |
Cooperativa Agrícola do Norte Transmontano
Morada | Contactos | |
---|---|---|
Av. General Ribeiro de Carvalho 5400-497 Chaves |
Telefone: (+351) 276322369 Fax: (+351) 276322369 Email: cant@net.sapo.pt |
MONTIMEL – Cooperativa de Apicultores do Alto Tâmega
Morada | Contactos | |
---|---|---|
Zona IndustrialLote 21 B 5400-570 Chaves |
Telefone: (+351) 276346440 Fax: (+351) 276346440 Email: montimelcrl@sapo.pt |
Santa Casa da Misericórdia de Chaves
Morada | Contactos | |
---|---|---|
Av. Galiza Apartado 70 5400-293 Chaves |
Telefone: (+351) 276321192 Fax: (+351) 276318675 Email: geral@scmchaves.pt |
TEF – Teatro Experimental Flaviense
Morada | Contactos | |
---|---|---|
Largo do Monumento, Ed. Nova York 5400-409 Chaves |
Telefone: (+351) 276333919 Fax: (+351) 276333919 Email: tefchaves@sapo.pt |
Morada | Contactos | |
---|---|---|
Rua D. Afonso III, nº 125 5470-241 Montalegre |
Telefone: (+351) 276512620 Fax: (+351) 276512620 Email: aaatbat@capmail.com.pt |
Câmara Municipal de Montalegre : www.cm-montalegre.pt
Morada | Contactos | |
---|---|---|
Praça do Município 5470-214 Montalegre |
Telefone: (+351) 276510200 Fax: (+351) 276510201 Email: municipio@cm-montalegre.pt |
Ecomuseu do Barroso : www.ecomuseu.org
Morada | Contactos | |
---|---|---|
Espaço padre Fontes (sede) Terreiro do Açougue 5470-251 Montalegre |
Telefone: (+351) 276510203 Fax: (+351) 276510203 Email: ecomuseu@cm-montalegre.pt |
INVENSONS – Associação Cultural : www.celtirock.com
Morada | Contactos | |
---|---|---|
Peirezes, C.P. nº 7 Chã 5470-068 Montalegre |
Telefone: (+351) 276518645 Fax: (+351) 276518646 Email: ecomuseu@cm-montalegre.pt |
Naturbarroso : www.naturbarroso.net
Morada | Contactos | |
---|---|---|
Rua João Rodrigues Cabrilho, nº265 5470-204 Montalegre |
Telefone: (+351) 276518125 Email: geral@naturbarroso.net |
Morada | Contactos | |
---|---|---|
Av. Torre – Cerva 4870-042 Ribeira de Pena |
Telefone: (+351) 259479071 Fax: (+351) 259479071 Email: adripoio.cerva@sapo.pt |
Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Balteiro
Morada | Contactos | |
---|---|---|
José Manuel Lopes Largo da Feira Ribeira de Pena |
Telefone: (+351) 963691594 Email: josemanuelleitelopes@gmail.com |
Câmara Municipal de Ribeira de Pena : www.cm-rpena.pt
Morada | Contactos | |
---|---|---|
Praça do Município,Salvador 4870-152 Ribeira de Pena |
Telefone: (+351) 259490500 Fax: (+351) 259493520 Email: geral@cm-rpena.pt |
Pena Aventura Organização de Atividades Desportivas, Lda. : www.penaaventura.com
Morada | Contactos | |
---|---|---|
Bustelo – Salvador 4870-110 Ribeira de Pena |
Telefone: (+351) 259498085 Email: geral@penaaventura.com.pt |
Adega Cooperativa de Valpaços : www.acv.pt
Morada | Contactos | |
---|---|---|
Bairro do Bonito 5430-429 Valpaços |
Telefone: (+351) 278712140 Fax: (+351) 278729590 Email: mail@acv.pt |
AGRIFUTURO – Associação de Agricultores Para Valorizar o Futuro
Morada | Contactos | |
---|---|---|
Antiga Escola Primária Rua da Corredoura 5445-163 Carrazedo de Montenegro |
Telefone: (+351) 919183990 Email: agrifuturo.cm@gmail.com |
ARATM – Associação Regional dos Agricultores das Terras de Montenegro
Morada | Contactos | |
---|---|---|
Av. D. Dinis, Pavilhão 1 Carrazedo de Montenegro 5445-110 Valpaços |
Telefone: (+351) 278781370 Email: aratmontenegro@net.novis.pt |
AVITRA – Associação de Viticultores Transmontanos
Morada | Contactos | |
---|---|---|
Av. Eng. Luís Castro Saraiva Ed. Valparaiso BL Sul, 1º Dtº – Loja 2 5430-472 Valpaços |
Telefone: (+351) 278729750 Fax: (+351) 278729750 Email: avitra.1@iol.pt |
Bons e Valentes – Associação Criadores de Gado : www.bonsevalentes.pt/2014/
Morada | Contactos | |
---|---|---|
Apartado 139 5400-909 Chaves |
Telefone: (+351) 276351472 Fax: (+351) 278711135 Email: olinda.chaves@bonsevalentes.pt |
Morada | Contactos | |
---|---|---|
Rua Mª do Carmo Carmona 5430-469 Valpaços |
Telefone: (+351) 278710130 Fax: (+351) 278711135 Email: municipio@valpacos.pt |
Casa do Povo de Vilarandelo :http://casapovovilarandelo.com/
Morada | Contactos | |
---|---|---|
Rua Prof. José Ribeirinha Machado nº 4 5430-658 Valpaços |
Telefone: (+351) 278740010 Fax: (+351) 278740019 Email: casapovo.vilarandelo@iol.pt – cpvilarandelo.servsociais@iol.pt |
Centro de Gestão Agrícola de Valpaços
Morada | Contactos | |
---|---|---|
Rua Horta da Fonte, Nº 16A 5430-492 Valpaços |
Telefone: (+351) 278711524 Fax: (+351) 278711524 Email: cgavalpacos@mail.telepac.pt – cga-valpacos@sapo.pt |
Cooperativa de Olivicultores de Valpaços : www.azeite.valpacos.com
Morada | Contactos | |
---|---|---|
R. Cidade de Bruxelas nº 6 5430-492 Valpaços |
Telefone: (+351) 278717172 Fax: (+351) 278713534 Email: geral@azeite-valpacos.com |
CVRTM – Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes
Morada | Contactos | |
---|---|---|
Bairro do Bonito Ed. IVV6 5430-429 Valpaços |
Telefone: (+351) 278729678 Fax: (+351) 278729678 Email: cvrtm@sapo.pt – francisco.cvrtm@gmail.com |
TRASVINIS – Associação Regional de Produtores Engarrafadores de Trás-os-Montes
Morada | Contactos | |
---|---|---|
R. Marechal Carmona, Mercado Municipal Lj 17 5430-483 Valpaços |
Email: trasvinis@sapo.pt |
Morada | Contactos | |
---|---|---|
Central de Camionagem, Loja 4 5450-011 Vila Pouca de Aguiar |
Telefone: (+351) 259417634 Email: geral@aguiarfloresta.org |
ANCABRA – Associação Nacional de Criadores de Cabra Bravia
Morada | Contactos | |
---|---|---|
R. Dr. Francisco Gomes da Costa Bl.4 R/E 5450-005 Vila Pouca de Aguiar |
Telefone: (+351) 259417028 Fax: (+351) 259416300 Email: ancabra@sapo.pt |
Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar : www.cm-vpaguiar.pt
Morada | Contactos | |
---|---|---|
Rua Comendador Silva 5450-020 Vila Pouca de Aguiar |
Telefone: (+351) 259419100 Fax: (+351) 259419106 Email: geral@cm-vpaguiar.pt |
Centro Social Nossa Senhora do Extremo
Morada | Contactos | |
---|---|---|
Rua dos Xudreiros nº 10 Toucencinho 5450-287 Vila Pouca de Aguiar |
Telefone: (+351) 259468028 Fax: (+351) 259468028 Email: centro-social-xtremo@portugalmail.pt |
COOPAGUIARENSE – Cooperativa Agrícola de Vila Pouca de Aguiar : www.coopaguiarense.com
Morada | Contactos | |
---|---|---|
Rua Eng.º Manuel das Neves S/N 5450-032 Vila Pouca de Aguiar |
Telefone: (+351) 259417122 Fax: (+351) 259417138 Email: geral@coopaguiarense.com |
Santa Casa da Misericórdia de Vila Pouca de Aguiar : www.scmvpa.pt/
Morada | Contactos | |
---|---|---|
Rua Francisco G. Costa 11 5450-026 Vila Pouca de Aguiar |
Telefone: (+351) 259419161 Fax: (+351) 259401582 Email: geral@scmvpa.pt |
A Rede ERIAFF é constituída por 26 regiões e é presidida pela Região da Toscana, é a primeira rede dirigida para a inovação e pesquisa na agricultura.
O principal objetivo é facilitar a relação entre a pesquisa e as necessidades concretas do setor agricultura ao nível local. Assim, a ERIAFF é uma ferramenta essencial de comunicação e partilha de boas práticas entre as regiões, nos campos da pesquisa e inovação.
Principais áreas de trabalho propostas pela ERIAFF para o futuro quadro:
•Adaptação às mudanças climáticas, bem como mitigar os seus efeitos, dando particular atenção ao uso eficiente da energia, água e recursos genéticos;
•Tornar as práticas de gestão da agricultura e floresta mais sustentáveis a nível ambiental e social;
•Melhorar a qualidade e segurança alimentar;
ERRIN – Rede Europeia de Pesquisa e Inovação http://www.errin.eu/
A Rede ERRIN foi fundada em 2001 e tem a sua sede em Bruxelas, é uma rede com mais de 90 regiões aderentes. Tem por objetivo fortalecer as capacidades de Inovação e Investigação regional através do intercâmbio de informação, partilha de boas práticas, apoio, apoio ao desenvolvimento de projetos europeus. Esta rede influencia, através de debates com as instituições europeias, as políticas europeias para que respondam com mais eficácia às necessidades das regiões membros e associados.
Atualmente tem 14 Grupos de Trabalho e facilita contatos entre departamentos regionais de forma a desenvolveram conhecimentos sobre a política Europeia de Investigação e Inovação e desenvolver projetos estratégicos europeus para fortalecer a competitividade regional.
ENRD – Rede Europeia de Desenvolvimento Rural > https://enrd.ec.europa.eu/
Esta rede tem por objetivo o intercâmbio, cooperação e aprendizagem conjunta entre os stakeholders interessados para que continuamente reforcem o planeamento e execução de programas de desenvolvimento rural.
Esta rede não tem uma lista formal de membros, mas sim o objetivo de ser uma plataforma para envolver e atrair organizações e pessoas que tenham interesse em melhorar o desenvolvimento rural na União Europeia.
A Rede Europeia de Desenvolvimento Rural tem quatro objetivos principais: aumentar o envolvimento dos stakeholders no desenvolvimento rural; melhorar a implementação dos programas de desenvolvimento rural; informar melhor os beneficiários sobre as políticas de desenvolvimento rural a um público mais amplo; apoiar a avaliação dos programas de desenvolvimento rural.
EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza http://www.eapn.pt
A EAPN deve a sua sigla ao inglês European Anti Poverty Network (Rede Europeia Anti-Pobreza) sendo uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1990, em Bruxelas. A organização está representada em 30 países, nomeadamente em Portugal, através de redes nacionais. Há mais de 20 anos [17 de Dezembro de 1991] a atuar no nosso país, a EAPN Portugal é uma organização, reconhecida como Associação de Solidariedade Social, de âmbito nacional, obtendo em 1995, o estatuto de Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD). A ação da EAPN Portugal, sediada no Porto, estende-se a todo o país através de 18 Núcleos Distritais. Em 2010 foi-lhe atribuído, pela Assembleia da República, o Prémio Direitos Humanos. A decisão, unânime, foi tomada por um júri constituído no âmbito da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.
EUROMONTANA – Associação Europeia de Áreas de Montanha http://www.euromontana.org/en/
Euromontana é uma associação sem fins-lucrativos, e teve a sua origem num seminário sobre agricultura de montanha em 1953 da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura). O nome Euromontana surgiu na sequência de um grupo de representantes agrícolas dos países dos Alpes e Pirenéus e passaram a reunir em conferências bianuais.
O consórcio estipula que a associação tem por objetivo a melhoria das condições de vida das populações de montanha da Europa, em particular por: promoção e defesa dos interesses culturais, económicos, político e científico das populações de montanha; valorização da investigação levada a cabo nas áreas de montanha; informar e sensibilizar o público para a formação e investigação em áreas de montanha; desenvolvimento de cooperação internacional para reduzir a desigualdades entre as regiões de montanha.
Natural.pt http://www.natural.pt/portal
Natural.pt é uma marca nacional ligada às áreas protegidas e aos valores a estas associados. Aposta na biodiversidade, na economia, no património e na identidade de Portugal que visa valorizar e promover, de forma integrada, os produtos e serviços associados a estes espaços. Associada à singularidade e valor ambiental e cultural das áreas protegidas de Portugal continental, a marca Natural.PT é uma iniciativa de promoção integrada do território, dos produtos e dos serviços existentes nas áreas protegidas, e na sua envolvente próxima.
A marca representa um produto integrado associado ao património natural nacional de exceção, assegurando a conservação dos valores naturais e socioculturais das Áreas Protegidas e a valorização das atividades e saberes tradicionais e autênticos de Portugal, projetando-os Nacional e Internacionalmente.
MINHA TERRA – Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local http://www.minhaterra.pt/index.php
É uma entidade privada de interesse público e sem fins lucrativos, a MINHA TERRA foi constituída no ano 2000, por iniciativa de um grupo alargado de Associações de Desenvolvimento Local (ADL). A Minha Terra desenvolve competências a nível da organização e implementação de programas e iniciativas de alcance local, regional, nacional e transnacional e presta assessoria técnica ao desenvolvimento de projetos em diversas áreas do desenvolvimento rural.
ELARD – Associação Europeia LEADER para o Desenvolvimento Rural http://www.elard.eu/
A ELARD é uma entidade constituída para melhorar a qualidade de vida nas áreas rurais e ajudar a fixar a população através de um desenvolvimento local sustentável e integrado.
É uma associação sem fins lucrativos criada em 1999, formada por Redes Nacionais de Desenvolvimento Rural de diferentes Estados-membros da União Europeia (UE) agrupando Grupos de Ação Local que gerem as Iniciativas LEADER+ e/ou Programas Nacionais de Desenvolvimento Rural.
ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local http://www.animar-dl.pt/
A ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local é uma associação privada sem fins lucrativos, de dimensão nacional, fundada em 1993 com intervenção nas áreas do desenvolvimento local, da economia social e solidária, da educação formal e não-formal, do associativismo e da cidadania ativa. Como objetivos tem os seguintes: a promoção da igualdade de oportunidades e de género com vista a uma mais equitativa distribuição da riqueza, ao melhoramento da qualidade de vida das populações e à redução das assimetrias; a congregação de esforços e apoios à atuação em rede, em prol do Desenvolvimento Local e da democracia participativa, numa lógica territorial, de organizações, grupos e indivíduos.
RRN – Rede Rural Nacional http://www.rederural.pt/index.php/pt/
A Rede Rural Nacional (RRN) é uma estrutura de ligação entre agentes com papel ativo no desenvolvimento rural, que querem partilhar as suas experiências e conhecimentos, melhorar o desempenho e obter melhores resultados.
A RRN como plataforma de divulgação e partilha de informação, de experiência e de conhecimento, pressupõe uma atuação que desenvolva a partilha e a cooperação em torno das ações a concretizar com o objetivo de melhorar a aplicação dos programas e medidas de política de desenvolvimento rural e a qualificação da intervenção dos agentes implicados no desenvolvimento rural.
Como objetivos estratégicos de intervenção da RRN tem o seguinte: Promover a participação e o trabalho conjunto entre os agentes de desenvolvimento rural; Transferir as boas práticas e novos conhecimentos para qualificar a intervenção dos agentes de desenvolvimento rural; Melhorar a conceção e aplicação das medidas de política de desenvolvimento rural; Promover a imagem e o potencial dos territórios rurais.