sipamconecta

3
Jun

Projeto SIPAMCONECTA | 1ª Reunião de parceiros

Decorreu, terça-feira dia 2 de junho de 2026, a primeira reunião transfronteiriça entre os membros da ADRAT (Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega, Portugal), da Diputación de Leon, e do Ayuntamiento de Cabrillanes, onde foi possível dar a conhecer os membros da equipa de trabalho, delinear alguns pontos importantes das atividades e estabelecer uma calendarização para o trabalho em conjunto.

Estiveram presentes na reunião representantes dos 3 parceiros do projeto:

  • Gerardo Ávarez Courel, presidente da Diputación de León
  • Irene González López, Deputada de Desarrollo Rural da Diputación de León
  • Jesús Núñez Gutiérrez, director do Departamento de projetos Europeus da Diputación de León
  • Emilio Manuel Martínez Morán, alcalde do Ayuntamiento de Cabrillanes
  • Patricia Gutiérrez Pacios, Secretaria-Interventora do Ayuntamiento de Cabrillanes
  • António Machado, secretário-geral da ADRAT
  • Claúdia Sousa, técnica de projetos europeus da ADRAT
  • Susan luzio, técnica de projetos europeus da ADRAT

Esta reunião decorreu no âmbito do projeto SIPAMCONECTA, projeto apoiado pelo programa POCTEP, que tem como principal objetivo a conservação da biodiversidade e a valorização do património cultural nas áreas SIPAM das Montanhas de León (Espanha) e Barroso (Portugal). O projeto foca-se na gestão sustentável dos recursos naturais, na promoção económica da agroflorestal e pecuária, bem como na digitalização através da criação de um “gémeo digital” que pretende melhorar a conectividade e a governação do território.