Encontra-se concluído o projeto PNAES – Alimentação Segura no Alto Tâmega e Barroso, implementado pela ADRAT em parceira com a CIMAT – Operação PDR2020-2024-086343, ASSISTÊNCIA TÉCNICA RRN – A4, Área de Intervenção – Área 4 – Observação da agricultura e dos territórios rurais.
No âmbito deste projeto foram desenvolvidas várias atividades relacionadas com a alimentação saudável e sustentável, dando ênfase aos produtos da região.
Assim, de forma muito resumida enumeramos as atividades implementadas:
- Elaboração de um documento “Sistema Alimentar Territorial”, onde se verifica a realidade da produção agroalimentar do Alto Tâmega e Barroso, as cadeias curtas, a agricultura biológica, a gastronomia e os produtos regionais, a agricultura familiar, a sustentabilidade alimentar, as paisagens alimentares e o desperdício alimentar. Este documento foi elaborado com base num diagnóstico, inquéritos e pesquisa.
- Foi desenvolvido um jogo, intitulado “Bingo Alimentar do Alto Tâmega e Barroso”, à semelhança do Bingo comum, mas com alimentos que fazem parte das receitas características da região. Este jogo foi utilizado para dinamizar as sessões de educação alimentar nas turmas de pré-escolar e 1º Ciclo. Foram dinamizadas 132 sessões para um total de 2530 alunos e 184 membros do corpo docente e não docente onde foi utilizado o jogo de forma a comunicar informação relativamente à alimentação equilibrada e sustentável, Dieta Mediterrânica e importância dos alimentos locais e sazonais. Adicionalmente, como forma de criar memória das atividades desenvolvidas, foram distribuídos pelas crianças um puzzle (pré-escolar) e um kit de avental e chapéu de cozinheiro (1.º ciclo).
- Foram dinamizadas várias sessões sobre educação alimentar dirigidos às crianças e workshops em locais e datas estratégicas (Mercado de Chaves, em colaboração com Escola Profissional de Chaves; Feira das Cebolas, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar; Participação na Feira do Livro em Montalegre, etc.), Workshop “O pão – Um saber de gerações” em Cabril, em parceria da Junta de Freguesia de Cabril e o Agrupamento Dr. Bento da Cruz, entre outras. Foi realizado, também, um seminário final, em Chaves, de apresentação dos resultados do projeto.
- Como material promocional foram criados: 3 roll-ups e cartazes A2 e A3 que foram distribuídos pelos locais de dinamização das atividades.
- Foram, também, implementadas atividades comuns aos PNAES implementados em território nacional:
- Foi criado um microsite alojado no site da ADRAT, destinado a divulgar conteúdos relativos ao projeto https://adrat.pt/pnaes-alimentacao-segura-no-alto-tamega-e-barroso/ e um microsite na plataforma “O Prato Certo” de forma a divulgar os conteúdos do projeto https://www.pratocerto.pt/alimentacao-segura-no-alto-tamega-e-barroso.
- Foi desenvolvida uma publicação técnica comum aos PNAES, “Livro de Receitas” onde constam receitas regionais, representativas de cada território de abrangência dos projetos, das quais constam 7 receitas do Alto Tâmega e Barroso https://www.pratocerto.pt/uploads/modulos/livro_prato_certo_inc_compressed.pdf
- Desenvolveu-se uma publicação técnica comum aos PNAES, “Guião de Educação Alimentar”, um instrumento de apoio à implementação de ações de sensibilização alimentar https://www.pratocerto.pt/uploads/modulos/guiao_pratocerto_completo_compressed.pdf