SIPAM / GIAHS do Barroso – Património Agrícola Mundial

 

Assinalam-se hoje 5 anos desde a classificação do Barroso (Boticas e Montalegre) como Sistema Importante do Património Agrícola Mundial.

Esta classificação foi atribuída ao Barroso a 19 de abril de 2018 pela FAO (Organização das Nações unidas para a Alimentação e Agricultura).

Lembramos que os sítios SIPAM (Sistemas Importantes de Património Agrícola Mundial) / GIAHS (Globally Important Agricultural Heritage Systems) são sistemas agrícolas vivos, envolvendo as comunidades humanas numa relação de interação com o território onde se inserem, com a paisagem cultural e agrícola, bem como com o ambiente biofísico e social. O objetivo geral do programa SIPAM/GIAHS da FAO é identificar sistemas agrícolas mundiais de grande especificidade, promovendo e implementando processos de salvaguarda das suas paisagens, da biodiversidade agrícola e dos sistemas de conhecimento, estabelecendo um programa a longo prazo para apoiar a preservação da riqueza destes sistemas e melhorar os benefícios a uma escala global, nacional e local, por via da conservação das dinâmicas, gestão sustentável e viabilidade reforçada.

 

Comments are closed.