Pela 1ª vez a ADRAT tem aprovada uma candidatura ao fundo EEA GRANTS. Trata-se do projeto SOCIALNEET, que visa a reintegração de jovens que se encontram fora do mercado de trabalho e de instituições educacionais ou formativas (NEET). A designação NEET resulta da expressão em inglês “Not in Education, Employment, or Training”.

O projeto SOCIALNEET foi apresentado em agosto de 2017 a um concurso do Fundo EEA GRANTS e da Noruega para o Emprego Jovem, pelo Instituto de Estudos Económicos e Sociais (INMEKO). Tem um total de 8 parceiros de 7 países (Grécia, Portugal, Espanha, Itália, Letónia e Eslovénia) e um “expertise partner”, que será a Rede Europeia das Cidades e Regiões para a Economia Social. Com um período de execução de 3 anos, está previsto iniciar-se em setembro de 2018.

O principal objetivo do projeto é estabelecer soluções inovadoras de negócios na área social e a procura de emprego em empresas sociais, dirigido a jovens entre os 18 e os 29 anos de idade.

O Fundo EEA GRANTS representa a contribuição da Islândia, Liechtenstein e Noruega para reduzir as disparidades económicas e sociais, bem como fortalecer as relações bilaterais com 15 países das regiões Central, Sul e Báltica da União Europeia.

Comments are closed.