cmmontalegre

17
Nov

Montalegre promove o debate para o bom uso do baldio

No passado dia 11 de novembro a Câmara Municipal de Montalegre reuniu, nos Paços do Concelho, com as juntas de freguesia e as comissões de baldios onde foi analisada a melhor forma de potenciar o uso dos baldios do concelho. A ideia foi projetar ações para serem postas no terreno ao longo dos próximos quatro anos. Em breve, a autarquia vai fazer um périplo pelas freguesias de forma a sensibilizar as populações para o bom uso das queimas e queimadas.

Prevêem-se assim as seguintes ações:

– Promover o apoio ao pastoreio extensivo

– Uso do fogo como estratégia integrada de Gestão Florestal Rural

– Apoio à população na realização de queimadas e fogo controlado

– Comunicação especializada de proximidade

– Criação de mosaicos para renovação de pastagens

– Ações de vigilância e deteção de incêndios

 

16
Abr

Reunião de parceiros – Projeto CRinMA

No passado dia 13 de outubro, reuniram na sede da ADRAT os parceiros do projeto CRinMA, Município de Montalegre e INORDE (Ourense, Espanha)  para uma reunião de parceiros do projeto. A reunião decorreu online e teve como propósito o debate do ponto de situação do projeto e da possibilidade de apresentar uma nova candidatura, contou com a participação de parceiros da Polónia, Eslováquia e Itália, para além de Espanha e Portugal.

Lembramos que o projeto CRinMA foi aprovado no âmbito do Programa INTERREG EUROPA e tem como objetivo melhorar as políticas regionais relacionadas com a proteção e promoção do património cultural em zonas de montanha.