Apresentação do projeto Erasmus + “DYAS – Jovens Embaixadores Digitais das PMEs”

Decorreu no passado dia 16 de junho, na sede da Eurocidade Chaves-Verín, AECT, a apresentação do projeto Erasmus +: Jovens Embaixadores Digitais das PMEs no âmbito da jornada “2022: Ano Europeu da Juventude”.
O projeto tem como parceiros a Eurocidade Chaves-Verín, a Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega (ADRAT) e a Fundação Galícia Europa (FGE) e como principal objetivo a abordagem à transformação digital através do desenvolvimento de habilidades digitais e respetiva formação.
Durante a primeira parte desta jornada foram apresentados programas, iniciativas, ferramentas ou atividades da UE dirigidas aos jovens ou entidades sobre juventude e empreendedores. Esta sessão contou com vários jovens oradores, provenientes de dentro e fora do território da Eurocidade, que explicaram as suas experiências, e o apoio das entidades que representam estes programas e que promovem os benefícios e oportunidades que existem para a juventude.
Na segunda parte do evento ocorreu a apresentação oficial do projeto “Jovens Embaixadores Digitais para PMEs”. Estiveram presentes os seguintes representantes: Presidente e oSecretário da Eurocidade Chaves-Verín, AECT, Nuno Vaz e Diego Lourenzo, prospectivamente, Secretário Geral da Associação para o Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega (ADRAT), António Machado e o Diretor da Fundação Galiza Europa, Jesús Gamallo Aller.
Destacou-se nos discursos dos representantes a importância e o significado deste projeto Erasmus +. A ADRAT representa o trabalho com o setor empresarial, a Fundação Galícia Europa o trabalho com a Juventude e assuntos europeus, e a Eurocidade de Chaves-Verín contribui com a perspectiva de cooperação transfronteiriça que reúne, também, todas estas áreas. É o primeiro projeto Erasmus+ da Eurocidade e traduz as necessidades da população, neste caso, em relação à digitalização.
Um dos principais objetivos é apelar aos jovens para a participação neste projeto sendo uma das formas de que se tornem verdadeiros motores de revitalização do território, pois são o futuro de um território sem fronteiras como a Eurocidade. O projeto terá como fase seguinte outras atividades, em julho e setembro, sobre a Europa e a juventude. Destacou-se a coincidência deste projeto com o Ano Europeu da Juventude e da importância dos jovens nas mudanças do futuro.
A celebração terminou com os discursos do Diretor da Agência Nacional Erasmus + Juventude em Ação, Luís Alves, o representante do IPDJ em Vila Real, Maximiliano Pinto, e a Diretora geral da Juventude, Participação e Voluntariado da Junta da Galiza, Cristina Pichel.
Finalizada a apresentação teve lugar um almoço de networking onde se puderam trocar ideias e partilhar oportunidades. Este evento, de formato híbrido, ocorreu presencialmente e online tendo sido, também, partilhado no Facebook da Eurocidade Chaves-Verín, AECT (https://www.facebook.com/eurocidade.chavesverin/ )
Jovens Embaixadores Digitais para PME’s (Digital Youth Ambassadors for SMEs-DYAS) é um projeto aprovado e financiado pela Agência Nacional Portuguesa Erasmus+ JA. Erasmus+ (2021-2027). É o programa da Comissão Europeia nas áreas da Educação, Formação, Juventude e Desporto, que promove a inclusão social, as transições verdes e digitais e a participação dos jovens na vida democrática.
Os principais objetivos que vão orientar o DYAS são: aumentar as oportunidades de emprego e as competências pessoais dos jovens do meio rural, em termos de digitalização, utilização de ferramentas e plataformas digitais; melhorar a eficiência empresarial e a competitividade das pequenas empresas pela sua evolução em termos de digitalização e competências nos mercados digitais. Irá promover a troca de conhecimentos e experiências entre jovens e empresas, bem como a criação de novos negócios por parte dos jovens.
O principal objetivo é abordar a transformação digital e formar jovens, PME e as instituições envolvidas. Os resultados esperados são a melhoria das capacidades formativas e profissionais; um melhor conhecimento das ferramentas digitais, integração nas suas comunidades locais e melhoria das capacidades das PME’s.

 

Comments are closed.