O Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida, foi o anfitrião de uma cerimónia que contou, ainda, com a presença do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira.
Os lagares rupestres existentes em toda a bacia Mediterrânica estão associados à forma mais primitiva de produzir vinho. Muitos deles anteriores à nossa era e cujo uso se prolongou ao longo dos séculos. Na Península Ibérica está identificado um elevado número destes lagares com particular incidência no Concelho de Valpaços.
No sentido de promover o desenvolvimento do Concelho, o Município de Valpaços com a colaboração de associações locais, nomeadamente a AVITRA e a CVRTM, promoveu a realização do I Simpósio Ibérico de Lagares Rupestres no ano transacto, a que se seguiram outros encontros transfronteiriços visando não só a troca de informações entre arqueólogos, enólogos, entre outros.
No seguimento da estratégia de desenvolvimento daquele sector, nasceu no passado sábado, 3 de Novembro, em Valpaços, a Associação Portuguesa dos Lagares Rupestres.
A Casa do Vinho foi o ponto de encontro para responsáveis autárquicos, de universidades, de associações, entre outros, para formalizar a subscrição de Escritura, com vista a posteriormente ser preparada a candidatura dos lagares rupestres a Património da Humanidade.
A presidir a sessão, Amílcar Almeida, reiterou que a iniciativa visa, sobretudo “valorizar e dinamizar o nosso património arqueológico e natural”. Para o edil foi dado “um importante passo em prol do desenvolvimento do concelho de Valpaços, pois acreditamos que, através da Associação Portuguesa de Lagares Rupestres, Valpaços será um efectivo e incontornável roteiro nacional e internacional, pautado pelas demais riquezas que encerra e oferece”.
O Presidente da Câmara Municipal de Valpaços lembrou, em jeito de homenagem, o trabalho efectuado pelo Professor Adérito Medeiros Freitas, personagem ilustre de Valpaços e autor de uma vasta obra de inventariação do património do concelho, bem como Augusto Lage, que como dirigente da AVITRA – Associação de Viticultores Transmontanos – tem-se empenhado em todo o processo de divulgação e valorização dos Lagares Rupestres.
No primeiro acto oficial em Valpaços, o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, lembrou a necessidade de “conjugação de esforços entre associações e autarquias no sentido de levar mais além todas as potencialidades deste território ímpar”.
Na cerimónia participaram, ainda, entre outros, o Director Regional de Agricultura e Pescas do Norte, Manuel Cardoso, a Presidente da Câmara Municipal de Mirandela, Júlia Rodrigues, e a Alcalde de Oimbra, Ana Pardo.
Fonte da Notícia: Município de Valpaços
Comments are closed.