No dia 19 de dezembro de 2016, os Gabinetes de Inserção Profissional e o Centro de Emprego e Formação Profissional do Alto Tâmega realizaram uma sessão de apresentação do Programa Garantia Jovem (GJ).
A sessão, que contou com a presença de 33 representantes de associações, juntas de freguesia, IPSS, agrupamentos escolares e autarquias, teve como objetivo final o estabelecimento da Rede Local Garantia Jovem e a sua dinamização, mobilizando parceiros locais para a sinalização e registo de jovens NEET (Not in Education, Employment or Training).
A Garantia Jovem é uma recomendação da União Europeia para que os estados membros adotem medidas que assegurem que os jovens, entre os 15 e os 29 anos (em Portugal), beneficiam de uma oferta de emprego, formação, educação ou estágio, no prazo de quatro meses após terem ficado desempregados ou teres saído do ensino formal.
A Rede Local GJ procura apoiar os jovens na transição para a vida adulta, concedendo condições para que estes possam aumentar os seus níveis de educação e melhorar as suas qualificações e combater a elevada taxa de desemprego desta população.
Em Portugal, os jovens NEET totalizavam, no 4º trimestre de 2015, cerca de 205.400, dos quais aproximadamente 88.500 não estavam registados no IEFP. “Para recuperar para a vida ativa destes jovens é necessário desenvolver um trabalho que permita constituir uma rede local Garantia Jovem numa lógica de parceria”, tal como afirmou Alexandrina Martins, animadora do Gabinete de Inserção Profissional de Chaves.
De referir que existe uma plataforma online, https://www.garantiajovem.pt/, que permite o registo e encaminhamento de jovens que não estudam, não trabalham nem frequentam formação profissional, de modo a iniciar o seu processo de (re)inserção no percurso laboral, formativo ou educativo.
Comments are closed.