Programas

Cosme

Cosme

cosme_logo

O programa Cosme é um programa europeu para a Competitividade das Pequenas e Médias Empresas (PME) para o período de programação de 2014-2020 e pretende apoiar as PME nas seguintes áreas:

  • Melhorar o acesso ao financiamento das PME;
  • Melhorar o acesso aos mercados;
  • Apoio aos empreendedores;
  • Criar condições favoráveis para a criação de negócios e crescimento.

DLBC

DLBC

Desenvolvimento Local de Base Comunitária visa promover, em territórios específicos, a concertação estratégica e operacional entre parceiros, orientada para o empreendedorismo e a criação de postos de trabalho, em coerência com o Acordo de Parceria – Portugal 2020 – e no quadro da prossecução dos objetivos da Estratégia Europa 2020.
Através do apoio a estratégias de desenvolvimento local, pretende a Comissão Interministerial de Coordenação, CIC Portugal 2020, promover uma resposta aos elevados níveis de desemprego e índices de pobreza, através da dinamização económica local, da revitalização dos mercados locais e da sua articulação com territórios mais amplo e, em geral, da diversificação das economias locais, do estímulo à inovação social e à busca de novas respostas a problemas de pobreza e de exclusão social em territórios desfavorecidos em contexto urbano e em territórios rurais ou costeiros economicamente fragilizados ou de baixa densidade populacional.

Erasmus+

Erasmus+

Erasmus+

O Erasmus+ é o novo programa da UE para a educação, formação, juventude e desporto.
O Erasmus+ entrou em vigor no dia 1 de janeiro de 2014. Este Programa consolida sob um único quadro de apoio as áreas da educação, formação, juventude e desporto e outros programas internacionais, incluindo o Jean Monnet e o Erasmus Mundus.
O programa Erasmus+ é destinado a apoiar as atividades de educação, formação, juventude e desporto em todos os setores da aprendizagem ao longo da vida, incluindo o Ensino Superior, Formação Profissional, Educação de Adultos, Ensino Escolar, Atividades para jovens e formação no âmbito do Desporto amador.
O programa Erasmus + foi criado com base na iniciativa Erasmus, célebre pelas oportunidades que oferece aos estudantes universitários e ao pessoal docente do ensino superior, em termos de mobilidade para fins de aprendizagem, estágio ou formação.
O Erasmus + abrange agora cinco grandes áreas de educação e formação:

  • Oportunidades para a educação escolar para os funcionários e instituições;
  • Oportunidades para a educação e de formação profissional para estudantes, aprendizes, estagiários, funcionários, instituições e empresas;
  • Oportunidades para o ensino superior para alunos, funcionários, instituições e empresas;
  • Oportunidades para a educação de adultos para funcionários, instituições e empresas;
  • Oportunidades de integração europeia para o pessoal e as instituições académicas e de investigação;
Conheça mais do programa Erasmus+

Horizon 2020

Horizon 2020

Horizon2020

O Horizonte 2020 – Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação, com um orçamento global superior a 77 mil milhões de euros para o período 2014-2020, é o maior instrumento da Comunidade Europeia especificamente orientado para o apoio à investigação, através do cofinanciamento de projetos de investigação, inovação e demonstração. O apoio financeiro é concedido na base de concursos em competição e mediante um processo independente de avaliação das propostas apresentadas.
O H2020 é composto por três Pilares programáticos com âmbitos diferentes:

  • Pilar I – Excelência Científica (com cerca de 32% do orçamento total);
  • Pilar II – Liderança Industrial (correspondente a cerca de 22% do orçamento);
  • Pilar III – Desafios Societais (com cerca de 39% do orçamento total).

Link do Gabinete de Promoção do Programa Quadro de I&DT FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia | Ministério da Educação e Ciência (informação sobre o programa e candidaturas em português):

Conheça mais do programa Horizon 2020

Interreg Europa

Interreg Europa

Interreg Europa

O Programa Interreg Europa, financiando pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) por objetivo a implementação de políticas e programas regionais de desenvolvimento, particularmente em matéria de Investimento para o Crescimento e Emprego e programas europeus de cooperação territorial.
Através do cofinanciamento de projetos permite às autoridades públicas locais e regionais e outros atores de relevância europeia, trocarem experiências e ideias sobre variados temas enquadrados com as políticas nacionais e Europeias e assim encontrar soluções para melhorar as estratégicas para os cidadãos.

PDR 2020

PDR 2020

PDR 2020

O Programa de Desenvolvimento Rural do Continente para 2014-2020 ou PDR 2020 vem substituir o programa PRODER como novo modelo de apoio ao desenvolvimento de projetos agrícolas.
Este programa inclui medidas de apoio a:

  • Jovens Agricultores que se instalem pela primeira vez;
  • Investimento na Exploração Agrícola;
  • Investimento na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas.

O apoio previsto do PDR 2020 pretende alcançar os seguintes objetivos:

  • Fomentar a renovação e o rejuvenescimento das empresas agrícolas;
  • Promover a instalação de jovens agricultores;
  • Desenvolvimento e adaptação das explorações agrícolas;
  • Aumento no nível de qualificação e formação profissional dos jovens agricultores.

URBACT III

URBACT III

URBACT III

O programa URBACT III foi desenvolvido com o intuito dar continuidade ao desenvolvimento urbano sustentável integrado e contribuir para a estratégia da Europa 2020. Utiliza recursos e know-how para fortalecer a capacidade das cidades para desenvolverem uma estratégia urbana integrada de acordo com o respetivos desafios. O público-alvo principal são os decisores e presidentes de câmara, representantes eleitos e stakeholders de agencias públicas, do setor privado e da sociedade civil.
Este programa tem por principais objetivos:

  • Melhorar a gestão sustentável das políticas e práticas urbanas;
  • Melhorar o desenvolvimento das políticas e práticas sustentáveis das cidades;
  • Melhorar a implementação de estratégias e ações integradas e sustentáveis nas cidades;
  • Assegurar que os decisores a todos os níveis tenham acesso ao conhecimento e à partilha de know-how sobre desenvolvimento urbano sustentável de forma a melhorar o desenvolvimento de políticas urbanas.