PROVERE – AQUANATUR

A estratégia centra-se na tradição termal da região do Alto Tâmega (Vidago, Pedras Salgadas, Chaves e Carvalhelhos) e na qualidade das suas águas. Estes recursos, associados a uma envolvente natural bem preservada, à gastronomia assente em produtos tradicionais e a um grande projeto turístico “Aquanatur”, permitem construir uma estratégia de desenvolvimento sustentável.

Estratégias de eficiência coletiva PROVERE na região Norte
Instrumentos da politica pública dirigido especificamente para os espaços de baixa densidade, com o objetivo central de fomentar a sua competitividade através da dinamização de atividades de base económica (bens e serviços), inovadoras e alicerçadas na valorização de recursos endógenos, com sustentabilidade e com a preocupação de geração de efeitos de irradiação noutras atividades (efeito motor), contribuindo para criar condições para a fixação e, numa perspetiva mais ambiciosa, a renovação da população.

Na prática, as estratégias de Eficiência Coletiva (EEC) PROVERE constituem um conjunto coerente e estrategicamente justificado de iniciativas, integradas em Programas de Ação, que se traduzem em projetos-âncora e complementares, a financiar de forma transversal pelos Programas Operacionais (PO) do QREN, pelo PRODER e pelo PROMAR. A dinamização destes programas de Ação compete a um consórcio, composto pelos promotores dos projetos previstos, liderado por uma entidade, normalmente designada como Entidade Líder do Consórcio, nesta EEC representada pela ADRAT.

Tx de execução – 96%

 

Listagem de projetos apoioados

Conheça o projeto Provere