Notícias

23
Mai

Projeto RED_AGRICONECT4

A ADRAT é parceira no projeto RED_AGRICONECT4, aprovado no passado 28 de março de 2019 em Madrid, pelo Comité de Acompanhamento do Programa Interreg V A Espanha-Portugal – (POCTEP) 2014/2020. O projeto tem por objetivo incentivar a transformação digital do setor agro industrial na região transfronteiriça de Galiza-Norte de Portugal e Extremadura- Alentejo – Centro, aumentando assim, a sua competitividade e gerando mais riqueza e emprego, através da criação de redes de colaboração empresarial em ambos lado da fronteira, uniformizando as empresas do ponto de vista digital.

Para além da ADRAT, fazem ainda parte da parceria as seguintes entidades: Fundación EOI; Asociación Empresarial Centro Tecnológico Nacional Agroalimentario “Extremadura”; FEVAL-Institución Ferial de Extremadura; Instituto Orensano de Desarrollo Económico – INORDE e Incubadora D. Dinis (IDDNET).

No âmbito da segunda convocatória do programa foram apresentadas 295 candidaturas, das quais 96 foram aprovadas, com um montante total que supera os 84 milhões de euros de apoio FEDER.

15
Mai

Regulamentados os procedimentos de atribuição do Estatuto de Jovem Empresário Rural

 

Foi ontem, 14 de maio 2019, publicada a Portaria n.º 143/2019 que regulamenta o procedimento relativo à atribuição do título de reconhecimento do estatuto de Jovem Empresário Rural (JER) e define os territórios abrangidos. A atribuição deste estatuto tem como objetivo o de promover a instalação e fixação de jovens empreendedores em zonas rurais, com vista à dinamização económica e demográfica dos territórios, à diversificação das atividades e à valorização e qualificação dos recursos endógenos,

 

Para mais informação e consultar a Portaria (n.º 143/2019 de 14 de maio) siga o link: http://leader2020.minhaterra.pt/regulamentados-os-procedimentos-de-atribuicao-do-estatuto-de-jovem-empresario-rural.T900.php?fbclid=IwAR32XVgkAXp-WB99pY26o_ZXygH8npbUsDfr7ugJb9fL6tcphriE7vfIY80

 

 

15
Mai

Seminário N-invest

Decorreu esta manhã o Seminário de Disseminação de Resultados do projeto Oferta Qualificada, Diferenciadora e Facilitadora na Captação de Novos Investimentos em Vila Pouca de Aguiar.

O tema escolhido para os painéis foi “Contexto da promoção e do acolhimento empresarial do Alto Tâmega” e “As áreas empresariais como vetor de competitividade territorial e empresarial – a importância de uma oferta qualificada”, o seminário contou com a presença de vários oradores ligados às áreas empresariais e ao apoio à criação de empresas, bem como com a CIM do Alto Tâmega, o Município de Vila Pouca de Aguiar e a ADRAT.

13
Mai

Seminário de Disseminação de Resultados

No próximo dia 15 de maio, pelas 9h00, vai realizar-se um seminário de disseminação de resultados projeto Oferta Qualificada, Diferenciadora e Facilitadora na Captação de Novos Investimentos no Auditório do Palacete Silva da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar.

Com este evento pretende-se dar a conhecer os resultados do projeto Oferta Qualificada, Diferenciadora e Facilitadora na Captação de Novos Investimentos. É convidada toda a comunidade que direta ou indiretamente beneficia, ou poderá beneficiar, do projeto e seus principais outputs, associados ao mapeamento e caraterização da região Norte em termos de oferta de espaços de acolhimento empresarial, tais como a plataforma eletrónica (www.n-investportugal.pt), o observatório, o gabinete de apoio ao investidor, entre outros.

 

https://www.aeportugal.pt/pt/eventos/n-invest-seminario-de-disseminacao-de-resultados-areas-empresariais-qualificar-para-empresas-mais-competitivas-vila-pouca-de-aguiar/

11
Mai

Formação sobre a “Lei de Imigração” e “Lei da Nacionalidade”

Realizou-se no passado dia 10 de maio de 2019 duas ações de formação na sede da ADRAT sobre a “Lei de Imigração” e “Lei da Nacionalidade”.
A formação realizou-se no âmbito do CLAIM Chaves – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes, um protocolo entre o ACM, IP – Alto Comissariado para as Migrações, IP e a ADRAT, sendo lecionada pela formadora Rute Carvalho do Gabinete de Apoio Jurídico do CLAIM Lisboa.
As ações de formação foram dirigidas aos técnicos representantes das entidades que compõem o Núcleo Local de Inserção do Concelho de Chaves e outras entidades parceiras.

 

10
Mai

Visita de Acompanhamento do Alto Comissariado para as Migrações

A ADRAT recebeu ontem, dia 9 de maio de 2019, uma Visita de Acompanhamento por parte do ACM, IP – Alto Comissariado para as Migrações, IP, através das Técnicas Sueli Martins e Alexandra Ferreira do GAPLIM – Gabinete de Apoio às Políticas Locais de Integração de Migrantes.

O objetivo desta visita foi fazer um ponto de situação relativo ao desenvolvimento das atividades do CLAIM Chaves – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes.

9
Mai

Reunião de stakeholders KEEP ON

Decorreu a 8 de Maio de 2019, a 2.ª reunião de stakeholders do projeto KEEP ON, aprovado no âmbito do programa INTERREG EUROPA e do qual a ADRAT é entidade parceira.

O projeto KEEP ON tem como principal objetivo melhorar as políticas no setor do património cultural, permitindo que os projetos com financiamento público obtenham resultados sustentáveis e com impacto duradouro e sustentável no desenvolvimento regional.
O intuito desta reunião foi o de recolher contributos a introduzir no Plano de Ação para a melhoria do instrumento político selecionado pela ADRAT, a Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial do Alto Tâmega, da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega.

7
Mai

1.ª Edição do Fórum da Educação e Inovação

Decorreu na semana passada em Chaves a 1.ª Edição do Fórum da Educação e Inovação, contou com cerca de cinco mil alunos de Chaves e Boticas.
Os alunos tiveram oportunidade de programar jogos e robots e experimentar a realidade virtual.

29
Abr

1ª Edição do Fórum da Educação e Inovação

A ADRAT participa na 1.ª edição do Fórum da Educação e Inovação no âmbito da “Inovação Tecnológica no Combate ao Insucesso Escolar” que decorre no Pavilhão ExpoFlávia em Chaves, entre os dias 29 de Abril e 3 de Maio.

Durante o Fórum os alunos das escolas na região do Alto Tâmega poderão participar em seminários, palestras e atividades interativas relacionadas com a inovação tecnológica.

O evento é promovido pela Câmara Municipal de Chaves e conta com a participação de várias escolas da região, entidades de desenvolvimento regional e empresarial e de segurança pública, e empresas da área das tecnologias e inovação.

 

12
Abr

Projeto SOCIALNEET já tem página de internet

Já se encontra ativa a página de internet do projeto SOCIALNEET http://socialneet.eu/.

Lembramos que o projeto SOCIALNEET, aprovado no âmbito do programa EEA Grants tem como principal desafio a reintegração no mercado de trabalho de jovens desempregados, que não estejam a receber formação nem a frequentar nenhum estabelecimento de ensino (NEET).