Notícias

22
Abr

AVISO AQUANATUR

A ADRAT enquanto entidade Leader do Consórcio AQUANATUR estabelecido em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e aprovado no âmbito da EEC PROVERE, atendendo à aproximação da fase final de negociação de todo o processo com as autoridades competentes, pretende estabilizar o Plano de Ação a financiar no âmbito deste projeto.

Assim, no seguimento da intenção de investimento anteriormente manifestada por Vª Exª e que, na primeira fase deste processo AQUANATUR – EEC PROVERE, foi incluída no respetivo Plano de Ação submetido, importa agora confirmar o V. interesse em manter essa intenção de investimento e eventual candidatura à obtenção de financiamento.

Deste modo e atendendo à iminente abertura de avisos de concursos para candidaturas a financiamentos, nomeadamente o SI2E (Portaria n.º 105/2017, de 10 de Março) e os avisos de candidatura nº 08/SI/2017 – “Inovação Produtiva” e nº 10/SI/2017 – “Empreendedorismo Qualificado e Criativo”, publicados no portal do Portugal 2020 e que deverão dar enquadramento aos investimentos propostos, torna-se extremamente importante que nos seja comunicado as intenções de investimento e eventuais candidaturas , no sentido de poderem ser incluídas do Plano de Ação da EEC PROVER – AQUANATUR.

A ADRAT coloca-se, desde já, à inteira disposição para todo o apoio que entenderem necessário.

22
Abr

Programa Garantia Jovem

Decorreu no passado dia 19 de abril de 2017, pelas 10:30, no salão Nobre da Junta de Freguesia da Madalena/Samaiões, uma ação de informação sobre o Programa Garantia Jovem. A ação foi desenvolvida numa colaboração entre o GIP de Chaves (resultante de uma parceria entre o IEFP e a ADRAT) e a Associação Chaves Social no âmbito do Programa CLDS 3G (Projeto Chaves Mais Social 3G) com o intuito de divulgar o programa Garantia Jovem.
Este programa é promotor de oportunidades de emprego, estágio, educação ou formação. O programa tem como objetivos: aumentar as qualificações dos jovens; facilitar a transição para o mercado de trabalho e reduzir o desemprego jovem.
Estiveram presentes cerca de 40 jovens e, no sentido de a informação fornecida ser a mais completa possível, contamos também com a presença do Eng. Nuno Rodrigues do Centro de Emprego e Formação Profissional do Alto Tâmega, do Dr. Otílio Montes do Serviço de Emprego de Chaves e da Dra. Lurdes Silva do Centro de Formação Profissional de Chaves.

21
Abr

Competitividade do setor florestal do Alto Tâmega

A Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e a Associação de Municípios do Alto Tâmega são promotoras do projeto “Programa de apoio ao reforço da competitividade das PME do setor florestal do Alto Tâmega”, com o apoio do NORTE 2020. Este projeto tem como principais objetivos reforçar a capacidade de criação de valor do setor florestal, contribuir para aumentar a visibilidade e reconhecimento do setor florestal e da região, conhecer e avaliar a realidade subjacente aos agentes do setor, bem como mobilizar os diversos agentes da fileira florestal e criar condições de sustentabilidade para o seu envolvimento em ações conjuntas.

No âmbito da colaboração mantida com ambas entidades, a ADRAT como agente de desenvolvimento regional e representante de uma parceria pluri-institucional, tem vindo a apoiar a execução deste projeto, nomeadamente no diagnóstico do setor, de forma a caraterizar os agentes e avaliar a respetiva cadeia de valor. Neste momento está em curso um inquérito dirigido às empresas, que pode ser respondido por todas as empresas que se relacionem com o setor florestal, através do endereço https://goo.gl/forms/Aww8QP98BVRstLBI3.

Espera-se com este inquérito organizar informação qualitativa e quantitativa acerca das PME do setor florestal presentes na região do Alto Tâmega, que consubstanciem o diagnóstico do setor, dos seus fatores de competitividade e das competências instaladas, com vista à gestão sustentável das florestas.

21
Abr

Projetos INTERREG EUROPA

Encontram-se a ser implementados os projetos RATIO (Ações Regionais para Inovar Programas Operacionais) e CRinMA (Recursos Culturais em Áreas de Montanha), aprovados no âmbito do programa INTERREG EUROPA, nos quais a ADRAT participa ativamente como stakeholder convidado.
Ambos projetos procuram identificar boas práticas e instrumentos políticos e de planeamento que possam ser adaptadas e transferíveis para a realidade do Alto Tâmega.

17
Abr

Newsletter n.º2 do projeto RATIO

Já está disponível a segunda newsletter do Projeto Ratio  que abrange as atividades e o progresso dos parceiros no Projeto de Outubro de 2016 a Março de 2017.

Consulte a newsletter aqui.

17
Abr

Seminário Competitividade do Setor Florestal no Alto Tâmega

Decorreu no dia 11 de Abril, em Ribeira de Pena, o Seminário Competitividade do Setor Florestal no Alto Tâmega, organizado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT) e Associação de Municípios do Alto Tâmega (AMAT), com a colaboração do Município de Ribeira de Pena e da ADRAT, que foi também convidada a para apresentar o projeto “Programa de apoio ao reforço da competitividade das PME do setor florestal do Alto Tâmega”, promovido pela CIMAT e AMAT, com o apoio do NORTE 2020. O primeiro painel de intervenções foi dedicado às “Boas Práticas e Oportunidades para o Setor Florestal”, com a intervenção do eng. António Salgueiro (Vice-presidente da Associação de Destiladores e Exploradores de Resina – RESIPINUS), do eng. Sérgio Ramos (Administrador da Allvision – Consulting and Training) e da eng. Margarida Barbosa (Comissão Técnica Florestal da Associação para Certificação Florestal do Minho-Lima – ACFML). O segundo painel foi subordinado às “Perspetivas Institucionais sobre a Competitividade da Floresta e Valorização do Território”, com intervenções da eng. Rosário Alves (Diretora Executiva da Associação Florestal de Portugal – FORESTIS), da prof. Maria Emília Silva (Diretora do Departamento de Ciências Florestais e Arquitetura Paisagista da UTAD). O evento terminou com um período de debate com a assistência, moderado e concluído pelo eng. Duarte Marques (Vereador do Município de Vila Pouca de Aguiar).

14
Abr

Projeto CRINMA

Está em execução o projeto CRINMA (apoiado pelo Programa INTERREG EUROPA), tendo como parceiro português o Município de Montalegre. Este projeto pretende identificar e promover boas práticas e projetos em matéria de proteção e valorização do património cultural, das regiões transfronteiriças e de montanha. A parceria liderada pela Região de Malopolska, da Polónia, é constituída por 7 organizações de 6 países da União Europeia, sendo que o Município de Montalegre assumirá diversas atividades, várias delas em estreita colaboração com o parceiro de Espanha, o INORDE. Centrar-se-ão nas orientações definidas no Programa de Cooperação POCTEP, para o qual deverão posteriormente ser apresentadas sugestões de melhoria. De modo a consolidar a participação e envolvimento de ambas as entidades no seio do projeto, foi efetuada uma reunião de trabalho no dia 07 de Abril, no Município de Montalegre, também com a participação da ADRAT, na qual se definiram algumas estratégias com vista à implementação do projeto CRINMA em Portugal e em Espanha, bem como para garantir a ativa participação de outros agentes de desenvolvimento de ambos os países.

[fotografia do Município de Montalegre]
6
Abr

«Marca, para que te quero?»

 

O segundo workshop do projeto “+ Turismo + Sabor” decorreu em Montalegre, no restaurante Muralha -Terra Fria II, onde 70 empresários e produtores adquiriram conhecimentos sobre a importância da criação de uma marca coletiva, que valorize os recursos endógenos do território do Alto Tâmega.

4
Abr

Sessão COOPJOVEM

A ADRAT/GIP de CHAVES em parceira com a CASES e a Chaves Social/CLDS 3G dinamizaram ontem uma sessão de divulgação do programa COOPJOVEM.

1
Abr

Sessão de divulgação COOPJOVEM

A ADRAT/GIP de CHAVES em parceira com a CASES e a Chaves Social/CLDS 3G vão dinamizar uma sessão de divulgação do programa COOPJOVEM, no próximo dia 3 de abril.