Notícias

18
Mai

AVISO N.º 002/ADRAT/10212/2018

ANÚNCIO DE ABERTURA DE PERÍODO DE APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS
N.º 002/ADRAT/10212/2018 – PEQUENOS INVESTIMENTOS NA TRANSFORMAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS

(Portaria n.º 152/2016, de 25 de maio, Portaria nº 249/2016 de 15 de setembro Portaria nº 238/2017 de 28 de julho e Portaria 48/2018 de 12 de fevereiro)

A submissão de candidaturas é efetuada entre 21 de maio (09:00:00) e 22 de julho de 2018 (16:00:59) ao abrigo do disposto na Portaria supra identificada, que estabelece o regime de aplicação da Ação n.º 10.2. do PDR 2020, na tipologia referida na alínea b) do art.º 2.º da referida Portaria nº152/2016, de 25 de maio.

 

Consultar documentação:

Aviso do concurso: Aviso N.º 002/ADRAT/10212/2018
Memória Descritiva:  Modelo Memória Descritiva
Portaria n.º 152/2016, de 25 de maio: Portaria n.º 152/2016, de 25 de maio
Portaria n.º 249/2016, de 15 de setembro: Portaria n.º 249/2016, de 15 de setembro
Portaria n.º 238/2017, de 28 de Julho: Portaria n.º 238/2017, de 28 de julho
Portaria n.º 48/2018, de 14 de Fevereiro: Portaria n.º 48/2018, de 14 de Fevereiro
Orientação Técnica Específica: Orientação Técnica Específica
Publicitação do Aviso : Publicitação aviso N.º 002/ADRAT/10212/2018

 

Informe-se em: http://www.pdr-2020.pt/, http://adrat.pt/ ou junto da ADRAT – Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega.

25
Mai

II Fórum do Empreendedor EMER-N

 

Decorreu no passado 23 de Maio, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real), o II Fórum do Empreendedor EMER-N.

Esta iniciativa reuniu empreendedores, empresários, técnicos e investigadores, acompanhados ou não, pelo EMER-N, com intuito de promover a partilha de experiências, o estabelecimento de novas parcerias e o trabalho colaborativo.

22
Mai

Programa Voluntariado Jovem

 

Encontram-se abertas as candidaturas ao Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas.

O Programa é gerido através de uma plataforma informática, em: https://programas.juventude.gov.pt/florestas.

 

 O Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas é um programa de voluntariado juvenil, que decorre todo o ano, no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas.

Pretende-se sensibilizar as populações, prevenir contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, monitorizar e recuperar territórios afetados.​

21
Mai

Sessão de Informação “Norte Digital: Qualificar as PME para o Digital”

Sabia que apenas 39% das empresas portuguesas estão online?

O Norte Digital é um projeto que pretende ajudar a mudar este paradigma, apoiando as PME do Norte do país a construírem uma estratégia digital de sucesso para competirem no mercado global.

A CIM-AT – Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e a ACEPI – Associação da Economia Digital, convidam-no a associar-se à Sessão de Informação “Norte Digital: Qualificar as PME para o Digital”, que decorre no dia 29 de Maio em Chaves.

Inscrição gratuita, mas obrigatória, através do link :  NORTE DIGITAL

 

 

19
Mai

Sítio GIAHS do Barroso: Intervenção do Ministro da Agricultura

 

No âmbito da audição do Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Florestas, na Comissão de Agricultura e Mar da Assembleia da República, do dia 16 de Maio, foram feitas intervenções relativas à classificação, pela FAO, do Barroso como Global Important Agricultural Heritage System, no seguimento do trabalho desenvolvido em parceria com a ADRAT e com os municípios de Boticas e Montalegre.

 

 

18
Mai

Programa LIFE – Workshop de Capacitação

A ADRAT participou na sessão regional e no workshop de capacitação sobre o concurso 2018 do Programa LIFE, promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Os eventos decorreram no dia 17 de Maio, no Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade (IB-S), da Universidade do Minho, em Braga.

Mais informações sobre o Programa LIFE em: http://ec.europa.eu/environment/life/funding/lifeplus.htm

IBS UM

 

17
Mai

Candidaturas ao Programa Europeu INTERREG EUROPA

Os concursos para apresentação de candidaturas ao Programa Europeu INTERREG EUROPA abriram no passado dia 7 de Maio, o prazo de submissão é dia 22 de Junho.

No site do programa pode ser consultada toda a informação para apresentar um projeto. No site do programa existe também uma base de dados de projetos, cujos promotores procuram parceiros.

https://www.interregeurope.eu/projects/apply-for-funding/

14
Mai

Candidaturas ao Programa de Cooperação INTERREG Espaço Atlântico

Encontram-se abertas as candidaturas ao Programa de Cooperação INTERREG Espaço Atlântico até dia 1 de Junho de 2018.

Podem candidatar-se uma grande diversidade de organizações de direito público ou privado, para mais informações consultar o link para o programa e respetivo concurso em: http://www.atlanticarea.eu/proposal/343227

10
Mai

Alto Tâmega Florestal

 

Encontra-se já disponível a 1.ª edição da Newsletter do projeto “Programa de Apoio ao Reforço da Competitividade das PME do Setor Florestal do Alto Tâmega” aprovado no âmbito do programa NORTE 2020 – SISTEMA DE APOIO ÀS AÇÕES COLETIVAS “QUALIFICAÇÃO” cujo promotor é a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega.

 

Pode consultar aqui a : Newsletter Alto Tâmega Florestal

9
Mai

Reunião projeto CRinMA em Montalegre

Realizou-se no passado 8 de Maio, na sede do Ecomuseu, em Montalegre, uma reunião do grupo de stakeholders do projeto CRinMA (Recursos Culturais em Áreas de Montanha), aprovado no âmbito do programa INTERREG EUROPA.

A ADRAT como membro do grupo de stakeholders tem vindo a participar nas reuniões e visitas de estudo realizadas pelo projeto. As reuniões do grupo de stakeholders visam essencialmente debater o instrumento político selecionado para ser abordado e melhorado pelo projeto, que no caso dos parceiros Município de Montalegre e INORDE (Espanha) é o POCTEP (Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal).

Assim, durante a reunião de ontem realizou-se um debate onde surgiram vários pontos de vista sobre possíveis melhorias ao programa de forma a beneficiar as áreas de montanha.

 

Imagens: Município de Montalegre